Pesquisar
Close this search box.

4 Mitos do Vinho

Foto de Towfiqu barbhuiya en Unsplash

O vinho é uma bebida cercada de mitos, afinal, ele existe há séculos, com suas diversas preparações, sabores e aromas, estando presente em muitas ocasiões históricas ao longo dos anos.
No entanto, como dissemos, muitos das ideias que temos sobre os vinhos não passam de mitos e hoje vamos te explicar alguns deles.

Quanto mais velho vinho, melhor

Você já deve ter ouvido essa comparação de que algo é “igual vinho, fica melhor a cada ano”. De fato, existem vinhos muito especiais que são pensados para que, com o tempo, liberem mais sabores e aromas, fazendo valer esse ditado.
Porém, a verdade é que são poucos são os vinhos que ficam melhores com o tempo. A maioria dos vinhos, sem o armazenamento adequado, declina em gosto e aroma, tornando-se até impróprios para o consumo ou até com um gosto semelhante ao vinagre. Existem, inclusive, vinhos que quanto mais jovens, melhores, pois estão no seu auge de sabor, como no caso do vinho rosé.

Vinho bom tem garrafa pesada

Assim como escolher um livro pela capa, escolher um vinho pelo peso da garrafa pode acabar sendo uma grande cilada. Uma garrafa robusta pode criar uma falsa impressão de que o vinho é melhor, mas isso não passa de jogada de marketing de algumas vinícolas.
O máximo que uma garrafa pesada e elaborada pode fazer pelo seu vinho é ocupar um espaço a mais na sua adega.

Vinho é bebida para o frio

Quem nunca ouviu falar que o vinho é uma bebida que combina com o frio? Porém, imagine viver em um país tropical, com médias de temperatura em 30° durante todo o ano… Se fossemos seguir esse mito, nós, brasileiros, quase nunca tomaríamos vinho, não é mesmo?
Esse mito pode estar associado ao fato de que o vinho, de fato, é uma bebida que esquenta. Porém, existem vinhos para todas as ocasiões, como espumantes e vinhos rosé, que se servidos bem gelados, são perfeitos para acompanhar até uma festa ao sol.

É preciso conhecer muito para beber vinho

Esse é um mito que se torna também um dos fatores inibidores ao consumo do vinho. Esse mito pode estar associado ao fato de que o vinho é considerado uma bebida muito requintada, quase inacessível. Existem diversos tipos de uva e fabricações, nomenclaturas e sabores diferenciados, o que pode acabar confundindo quem quer adentrar ao mundo dos vinhos.
Mas se pensarmos por esse princípio, cervejas, whisky e outras bebidas também possuem processos de fabricação diferenciados, mas que não nos impede de descobrir novos sabores. O vinho é uma bebida que nos inspira justamente o contrário: quanto mais saboreamos e inserimos o vinho em diversas ocasiões da nossa rotina, mais temos vontade de conhecer.
E então, qual desses mitos você já tinha ouvido falar? A verdade é que o vinho é uma bebida que pode estar presente em diversas ocasiões e pode agradar aos mais variados gostos e não precisa ser nenhum sommelier para comprovar isso. Agora, que tal uma boa taça de vinho?

Assista o vídeo sobre 4 mitos do mundo dos vinhos

Play Video

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.