Pesquisar
Close this search box.

Curiosidades no Vinhedo

Curiosidades no Vinhedo

Os vinhedos despertam muito o interesse pela beleza cênica e pelas técnicas de produção dos vinhos. Você sabia, por exemplo, que as roseiras que estão presentes nos parreirais têm uma função muito importante? Vamos conhecer essa e várias outras curiosidades sobre eles.

Porque tem roseira no vinhedo?

As roseiras possuem uma função muito importante dentro de um vinhedo, além do valor estético: elas são termômetros para a presença de doenças. Isso quer dizer que conseguimos prever o ataque de determinada doença no parreiral, pois as roseiras são atacadas antes.
Apesar de serem atacadas pelas mesmas doenças que atacam as videiras, as roseiras são mais suscetíveis a elas. Por esse motivo é possível descobrir o que pode prejudicar as videiras em breve. Essas doenças são, geralmente, fúngicas, como o míldio e o oídio.
Geralmente são plantadas uma roseira na ponta de cada canteiro de videiras. O manejo deve ser diário, observando se essas plantas estão com alguma doença ou prejuízo. O engenheiro agrônomo é capaz de determinar se existe algum tratamento natural ou se é necessário defensivo. Fazendo isso o custo chega a 1/10 do que seria gasto tratando o parreiral todo.

As uvas são colhidas em épocas diferentes

Nem todas as uvas são colhidas ao mesmo tempo em um vinhedo. As uvas brancas, por exemplo, são colhidas antes, geralmente em junho. Quanto mais tempo levar para a colheita, maior será o grau brix (a frutose da uva) e mais camuflada ficará a acidez da uva.
Já a uva Syrah é colhida por último, geralmente tendo a safra no início de agosto. É possível que a data exata varie um pouco a cada ano, mas a época da colheita é sempre a mesma. Uma vantagem da safra de inverno é o efeito fungicida que o frio tem sobre as plantas.

O vinhedo possui redes de proteção

A rede que fica por baixo das videiras é para conferir algum grau de proteção para as plantas. Ela protege contra pássaros e insetos que podem causar algum dano nos frutos. Esses animais podem causar um prejuízo significativo se nenhum cuidado for tomado.
Ainda como forma de proteger as videiras das pragas, são criados pavões e galinhas d’angola. Essas aves comem no chão possíveis pragas que poderiam atacar a uva.

É possível inverter o ciclo da uva

Existe uma técnica chamada de dupla poda que é capaz de inverter o ciclo da uva. Dessa maneira, a uva tem sua safra deslocada de janeiro, época mais chuvosa, para julho, época mais seca.
A uva fica de 40 a 60 dias a mais no pé, utilizando a técnica da dupla poda. Ela matura em uma época com temperaturas mais adequadas para obtenção de uma uva de maior qualidade.

Colheita tardia

Um vinho de colheita tardia geralmente é feito utilizando um quilo de uva para cada 300 ml produzido. Um vinho normal, geralmente, é feito com 550 ml por quilo. A uva não perde seus nutrientes e sabores, ela apenas se desidrata e fornece um vinho de ótima qualidade.

Baixe o app

Se quiser saber mais sobre os vinhos, suas uvas, harmonizações e cultura em geral, baixe o app gratuito do Intelvino e acesse nosso site clicando aqui. O mundo dos vinhos é incrível e com uma vasta quantidade de informações que agregam a sua experiência.

Assista o vídeo sobre "Curiosidades no Vinhedo"

Play Video

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.