O saca-rolha tem a função de abrir um vinho sem danificar a rolha e muito menos a garrafa. Escolher um saca-rolha é fundamental para manter a integridade do seu vinho. Neste artigo, você vai conhecer alguns dos diversos tipos de saca-rolha, para que você possa identificar o que mais lhe facilitaria, em vez de complicar.
ALGUNS EXEMPLOS
Saca-rolha de pressão
Apesar de ser moderno e mais prático que o tradicional, o saca-rolha de pressão pode ser uma escolha arriscada, visto que o seu mecanismo é basicamente injetar ar para dentro da garrafa e com a pressão do ar expelir a rolha. Há quem diga que esse processo pode interferir no sabor do vinho e pode quebrar a garrafa, principalmente se for antiga.
Saca-rolha Sommelier
Também conhecido como o “amigo do Sommelier” ou o “amigo do garçom”, esse modelo tem um mecanismo de alavanca que facilita muito a saída da rolha. É um dos mais confiáveis no sentido de retirar a rolha intacta sem interferir no sabor do vinho.
Muitos vêm com dois estágios, o que possibilita o uso em diversos tamanhos de rolhas. Cabe no bolso e ainda tem uma ferramenta para romper o lacre do seu vinho.
Saca-rolha borboleta
Leva esse nome por causa de sua dupla alavanca que o torna muito simples de usar. Basta girar a borboleta para inserir o parafuso inteiro na rolha, nesse processo, as alavancas laterais sobem. Depois de estar inteiro dentro da rolha, é só empurrar as duas alavancas para baixo que a rolha subirá, saindo da garrafa.
É preciso ter cuidado para o parafuso não atravessar a rolha, pois os farelos podem se misturar ao vinho.
Saca-rolha elétrico
É uma ótima opção para quem não gosta de fazer força. É só apertar um botão. Exatamente, você aperta apenas um botão para o parafuso ser inserido na rolha e aperta outro botão para extraí-la. Não é necessário ter anos de experiência abrindo vinhos ou ser muito habilidoso, apenas manter o cuidado de não atravessar a rolha, por conta dos farelos.
OUTROS TIPOS
Os saca-rolhas citados são apenas alguns exemplos, lembre-se que existem outros tipos além do tradicional, como o saca-rolha de pinça, saca-rolha de mesa, o saca-rolha coelho e o saca-rolha de cabo giratório, simples e elegante.
O conhecido como coelho, recebe esse nome devido à forma de suas hastes que seguram o pescoço da garrafa. O de mesa, ou “coelho de mesa”, é uma versão maior do tipo anterior, para que você possa abrir suas garrafas na mesa. É muito elegante, porém trabalhoso para guardar. Ambos estão entre os mais caros.
ESCOLHA O MELHOR E APROVEITE!
Agora que você está mais por dentro das opções de abridores, é só escolher um, convidar os amigos para uma noite de queijos e vinhos ou até mesmo para um churrasco e encantá-los com seus melhores vinhos.
Aproveite para ler as melhores dicas para uma noite de queijos e vinhos perfeita e as incríveis combinações de vinhos com diferentes tipos de carne para impressionar no churrasco.