Portugal é, muito provavelmente, um dos primeiros países que vêm à mente quando falamos de vinhos. E nem é necessário ser um grande conhecedor da bebida para fazer essa associação. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, do famoso Vinho do Porto, com suas garrafas que podem chegar a custar centenas de milhares de dólares?
Então, que tal explorar um pouco mais a rica cultura dos nossos irmãos lusitanos, conhecendo as 13 regiões produtoras de vinhos do país?
O caminho do vinho português
1. Minho
A província de Minho é conhecida como região “Vinho Verde”. Os vinhos produzidos em Minho são, tradicionalmente, consumidos o mais rápido possível, assim que engarrafados. Isso explica o uso da palavra “verde” que, ao contrário do que se imagina, não tem relação com a coloração da bebida, mas sim com o paladar jovem e fresco que ela apresenta.
Embora o foco da região seja o Vinho Verde branco, há também a produção de Vinho Verde tinto, rosé e espumantes.
2. Dão
As uvas da região do Dão crescem em altitudes elevadas, protegidas por montanhas de todos os lados. Se você procura por vinhos ricos e com boa acidez, esse é o lugar certo para encontrá-los.
Uma das variedades mais famosa da região é a Touriga Nacional, tida como a “rainha portuguesa das uvas”. Essa uva, aliás, é extremamente aromática e recebe o crédito por proporcionar uma suavidade aveludada aos vinhos tintos do Dão.
Produções principais: Alfrocheiro, Touriga Nacional, Aragonez e Jaen.
3. Bairrada
Situada entre Porto e Lisboa, a região é conhecida pelos tintos elegantes feitos a partir da uva Baga. Estes vinhos desenvolvem complexidade e requinte únicos à medida que envelhecem. Cerca de 60% dos vinhos espumantes de Portugal são feitos em Bairrada, incluindo brancos, rosés e tintos.
Produções principais: Baga e Maria Gomes (Fernão Pires)
4. Lisboa
De Lisboa até o norte do país, ao longo da costa, temos uma das regiões mais dinâmicas e variadas de produção de vinhos. Uma grande porcentagem do que é engarrafado em Lisboa, aliás, vai direto para exportação.
Embora existam vinhos renomados produzidos na região, a grande maioria dos que estão disponíveis são bastante acessíveis, o que faz com que moradores e visitantes consumam a bebida local diariamente.
Produções principais: Alenquer, Brucelas e Torres Vedras.
5. Tejo
A exploração agrícola nessa região é extremamente forte, logo, o Tejo apresenta plantações de todos os tipos de uvas, até mesmo Alvarinho, a uva utilizada na fabricação do Vinho Verde.
Por esse motivo, a região oferece vinhos por preços bem baixos para seus moradores e turistas. Uma dica: para encontrar os melhores vinhos, busque próximo às colinas e na região central de Tejo.
6. Península de Setúbal
A região sempre desempenhou um papel importante na história dos vinhos portugueses, especialmente para os vinhos de sobremesa.
A maioria dos vinhos da região utiliza a variedade Castelão (conhecida também como Periquita) em sua composição. Esses vinhos possuem sabores frutados e, de forma geral, têm um excelente potencial de envelhecimento.
Produção principal: Moscatel de Setúbal
7. Madeira
A Madeira é conhecida como a Pérola do Atlântico e é uma região vinícola renomada. O solo da região é fértil e vulcânico e as temperaturas são moderadas, com fortes características oceânicas.
Seus vinhos são tão famosos que, foram citados até mesmo na peça Ricardo III, de Shakespeare.
8. Algarve
Algarve recebe em torno de 3 mil horas de sol por ano, além de possuir belas montanhas que protegem as vinhas dos ventos quentes e secos do norte.
A produção da região é, predominantemente, de vinhos tintos. Tradicionalmente, os vinhos produzidos por lá são tintos com alto teor alcoólico e sabor frutado.
9. Alentejo
A região em si é enorme e rural. O clima quente do Mediterrâneo produz muitos vinhos fáceis de beber. Existem muitas vinícolas produzindo vinhos tintos que oferecem sabores generosos de frutas, com taninos refinados.
10. Beira-Interior
Essa é a região mais montanhosa de Portugal e possui um dos climas mais desafiadores para produzir uvas.
Por lá você encontrará tintos com sabores que remetem a frutas vermelhas, com notas herbáceas, além de vinhos brancos com uma mineralidade calcária considerável.
11. Terras de Císter
Ao sul, sobre as montanhas do Douro, encontra-se uma pequena região montanhosa, cultivada pela primeira vez por monges cistercienses (o mesmo grupo que iniciou a atividade do vinho em Borgonha, na França).
Esta área é surpreendentemente mais fresca à noite, tornando a região ideal para a produção de vinhos espumantes.
12. Douro
O Porto, produzido no vale do Douro, é o vinho mais famoso de Portugal. As videiras de Douro são cultivadas em xisto, em colinas íngremes, com terraços artificiais e em condições climáticas adversas. Mas o trabalho duro compensa. O Douro oferece vinhos excepcionais e altamente exclusivos.
13. Trás-Os-Montes
Se você seguir para o norte, sobre as montanhas do Douro, encontrará essa região produtora de vinhos pequena, mas significativa.
O único vinho que normalmente vemos nesta área é o Transmontano, que é uma mistura regional. Os vinhos são encorpados, fortes e com níveis mais altos de álcool.
E aí, gostou desse artigo? Então aproveite para descobrir mais sobre o mundo dos vinhos, lendo as demais publicações do blog.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]