Quem gosta de vinho sabe o quão comum é, antes de comer um alimento, imediatamente pensar em qual estilo da bebida é o mais indicado para harmonização. Bem, imaginamos que você já tenha visto aos montes qual tipo de vinho casa perfeitamente com o seu prato favorito. Mas você já parou para pensar na harmonização do vinho com alimentos doces, como o chocolate?
O chocolate está sempre presente na nossa rotina, e como não poderia deixar de ser, a combinação com o vinho pode ser simplesmente maravilhosa. Obviamente, não é um ‘casamento’ fácil, em função do alto teor de gordura e açúcar do chocolate. Mas fique tranquilo: para acertar em cheio nessa combinação, nós vamos trazer diferentes opções de combinações de estilos de vinho com chocolates. Confira e saboreie!
Harmonizando vinhos com chocolate
A degustação perfeita de vinhos com chocolate sempre vai variar de acordo com o gosto de cada um – premissa de qualquer tipo de harmonização. Mas obviamente, existem alguns truques que vão ajudar você a ter uma experiência incrível.
Uma das ‘regrinhas’ básicas é que o vinho precisa ser tão ou mais doce do que o chocolate em questão. Logo, antes de pensar no tipo de vinho, devemos pensar no teor de chocolate que você está prestes a comer. Tendo isso em mente, separamos alguns tipos que vão guiar melhor a sua escolha.
Chocolate branco
O chocolate branco tem em sua composição manteiga de cacau e essência de baunilha, sendo assim um dos tipos de chocolate mais doces e gordurosos. Por isso, a dica aqui é priorizar um vinho com doçura e acidez, para limpar a boca da untuosidade.
Um exemplar ideal para essa combinação é o espumante Moscatel, que além de bem doce, possui uma acidez refrescante. Aqueles semelhantes ao Moscatel, como os exemplares brancos Torrontés, também vão trazer uma combinação impecável. Procure por vinhos que tenham passado pela chamada fermentação malolática, que gera uma sensação amanteigada na boca.
Chocolate ao leite
Em comparação ao branco, o chocolate ao leite possui combinações mais diversificadas. Uma harmonização tradicional é com o emblemático Vinho do Porto, licoroso e fortificado. Vinhos tintos como o Pinot Noir, rico em aromas, também casam super bem, assim como aqueles de corpo médio, como o Merlot. Lembre-se disso na hora de comer aquele ovo de páscoa, por exemplo!
Chocolate amargo
Menos doce e menos gorduroso, o chocolate amargo é aquele que harmoniza mais facilmente com os vinhos. Vinhos tintos de sobremesa, como o Porto e o Madeira, são recomendações de praxe. Mas saiba que aqueles mais encorpados, de casta tânica, também são uma excelente pedida, como o indispensável Cabernet Sauvignon. Os supracitados Pinot Noir e Merlot também vão potencializar o sabor, especialmente em um chocolate meio amargo, de até 70% de cacau.
A combinação de vinhos com chocolate é mais simples do que você imaginava, não é mesmo? Portanto, siga as dicas que você não vai se arrepender – e deixe a criatividade florescer para testar novas combinações!
Para mais dicas sobre o universo dos vinhos, acesse nosso blog e confira conteúdos exclusivos!]