O Dia do Enólogo é comemorado em 22 de outubro. Você sabia disso? Os enólogos são especialistas no universo dos vinhos, tendo amplo conhecimento sobre essa bebida. Sem dúvida alguma, muitas pessoas gostariam de ter o mesmo conhecimento que os enólogos têm sobre os vinhos, principalmente aquelas que adoram apreciar essa bebida.
Para conhecer um pouco sobre essa profissão, continue a leitura.
Quando surgiu a enologia? A incrível profissão dos enólogos
Antes de tudo, cabe destacar o que é, afinal, enologia. Então, trata-se de uma profissão cujo principal objetivo é formar pessoas para elaborar vinhos.
Na verdade, uma pessoa formada em enologia estuda diversos campos de conhecimento com a finalidade de conhecer não apenas o vinho em si e sua história, mas como elaborá-lo e a sua presença no mercado. Entre os diversos campos de conhecimento que um enólogo estuda, destacam-se economia, química, técnicas de produção de vinho, geologia e estatística, por exemplo.
Feita essa breve introdução, agora podemos partir para responder à pergunta sobre quando a enologia surgiu. Segundo historiadores, a primeira escola de enologia surgiu em 1876, na Itália. No Brasil, praticamente a primeira escola de enologia surgiu quase 100 anos depois, em 1959, no Rio Grande do Sul. Quanto ao primeiro enólogo, não se sabe quem foi, todavia, acredita-se que os primeiros profissionais formados em enologia surgiram em datas aproximadas da criação das primeiras escolas de enologia.
Por que o dia dos enólogos é comemorado em 22 de outubro?
Muitas pessoas têm dúvida em relação ao motivo pelo qual o Dia do Enólogo é comemorado em 22 de outubro. Então, para resolver definitivamente essa dúvida, o Dia do Enólogo é celebrado nesta data em alusão à fundação da Associação Brasileira de Enologia (ABE). Foi em 22 de outubro de 1976 que essa entidade foi fundada.
Nesta data, diversos eventos e campanhas são realizadas com o objetivo de fortalecer a enologia e a profissão dos enólogos no mercado, que é um dos mais rentáveis do mundo, cumpre destacar.
Qual é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier?
Você sabe qual é a diferença entre enólogo, enófilo e sommelier? Sem dúvida alguma, muitas pessoas confundem uma expressão com outra, achando que se trata da mesma coisa. Mas saiba que não é.
Como vimos, o enólogo é o profissional graduado em enologia, que é responsável pelo processo de produção dos vinhos. O enófilo, por sua vez, é aquela pessoa que adora vinhos, apreciando-os sempre que possível. Além disso, ela tem amplo conhecimento sobre essa bebida, conhecendo sua história, sabores, curiosidades e rótulos.
Por fim, no que diz respeito ao sommelier, podemos dizer que se trata do profissional especializado no vinho. É ele o responsável pelos vinhos (e outras bebidas) em ambientes como bares, restaurantes e outros.
Sem dúvida, agora você conhece melhor o Dia do Enólogo, ou seja, sua história e a razão pela qual esse dia é comemorado em 22 de outubro.
Você ficou interessado(a) em ter mais acesso a conteúdos como este? Favorite nosso site e nos acompanhe.