Aos amantes de uvas brancas, hoje é um dia para celebrar. Em 13 de março, se comemora o Dia Mundial do Riesling, o vinho feito com a estrela das variedades de uvas brancas.

A uva Riesling é proveniente da família Vitis vinífera, cultivada na região da Alsácia, na França, também na Alemanha e Áustria.

Ela é uma uva com característica aromática bem marcante e, segundo a história, pode ter sido cultivada pelos romanos no Vale dos Castelos, na Alemanha.

Existem dois tipos de Riesling: Renana e Itálica, sendo que a Renana é considerada de qualidade superior a Itálica.

Apesar de ser uma variedade de uva branca que lida melhor com temperaturas mais baixas, ela mantém as suas características específicas, refletindo também aspectos da terra de cultivo.

A Riesling é encontrada em mais de 60 variações na Alemanha, atualmente.

Vinhos Riesling e suas características

A variedade de uvas Riesling costuma produzir vinhos para todos os gostos: secos, semidoces, doces. É um tipo bastante eclético e o seu cultivo é simples.

O seu desenvolvimento apresenta cachos médios e possui cor verde amarelada.

A Riesling tem um período mais longo de maturação, apresenta acidez elevada, baixo açúcar e um toque amargo em sua composição.

Os vinhos mais procurados da Riesling são os produzidos sem a madeira, com 100% de uvas desta variedade.

Ela é considerada bastante aromática devido a sua diversidade de aromas presentes na casta: petroláceos, minerais, frutas brancas e floral, variando na boca, a depender do vinho.

Outros destaques no sabor são a acidez e textura peculiar e o equilíbrio no álcool entre médio e maior.

Dicas de harmonização

Como harmonizar um Riesling? Primeiramente, considere os peixes e frutos do mar. Essa é, sem dúvidas, uma excelente escolha de combinação.

Outra boa dica são o sushi e sashimi. Se for do seu gosto, vai encaixar perfeitamente.

Exatamente por ser considerado um tipo de vinho bastante eclético, as aves e carnes de porco também podem ser opções de combinação com um bom Riesling.

Nesse caso, você pode complementar com molhos apimentados para tornar a sua escolha ainda mais perfeita.

Para fechar com chave de ouro, as sobremesas de cheesecake ou mousse de limão podem ser combinadas com um Riesling mais doce.

Os vinhos Riesling são excelentes opções para momentos especiais, já que são considerados bastante elegantes e peculiares.

A Uva Riesling tem dupla personalidade?

Mesmo sendo uma das uvas mais respeitadas do mercado, atualmente, a Riesling sofreu rejeição em determinado momento de sua história, sendo até “mal compreendida”.

A verdade foi que inúmeros erros de marketing acabaram imprimindo na Riesling uma imagem negativa. Muitas pessoas a consideravam uma uva de baixa qualidade.

Este fato aconteceu por culpa dos seus próprios produtores alemães.

Somente com o passar dos anos que a Riesling foi recuperando a sua imagem, passando a ser reconhecida como uma uva de alta qualidade e sendo bastante apreciada em diversas regiões da Alemanha.

Hoje em dia, a região da Alsácia, na França, está em segundo lugar na produção dos vinhos Riesling em todo o mundo.

A uva Riesling é considerada a terceira uva de variedade branca de maior qualidade, ficando atrás apenas da Chardonnay e da Sauvignon Blanc.