17 de abril é o Dia Internacional da Malbec, data que se comemora um acontecimento muito especial para a indústria argentina. Por conta de todo o sucesso dessa uva em território latino, inclusive, o povo brasileiro também é muito prestigiado.

Isso porque, os nossos vizinhos de fronteira acabam exportando muitos dos seus vinhos para o nosso território. E não existe nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer na companhia de um bom Malbec argentino.

Para saber mais sobre o Dia Internacional da Malbec, e porque ele é comemorado nessa data, confira o artigo a seguir!

Por que esse é o Dia Internacional da Malbec?

Em 17 de abril de 1853, a indústria do vinho mundial se alterou para sempre, afinal, foi nessa data, que as uvas Malbec foram trazidas para a Argentina. Inclusive, por mais que muitos não saibam, ela tem origem europeia, já que veio da França.

Ela era produzida em Cahors, uma região a cerca de 100 km de Toulouse, dando origem aos tradicionais “vinhos de Cahors”, muito famosos antigamente. Porém, após um desastre na região, imaginou-se que boa parte das uvas do tipo tinham sido perdidas.

No entanto, além das poucas restantes ali, também existiam as que Michel Aimé Pouget, agrônomo francês, tinha trazido para a Argentina. Para a surpresa de todos, as uvas cresceram melhores do que as que estavam em território europeu.

Graças ao clima argentino, hoje, a Argentina é o país com a maior produção da Malbec no mundo, alterando os rumos da indústria vinícola do país. Seu vinho, atualmente, é muito mais famoso do que o produzido com Malbec na própria França, seu país de origem.

Argentina se tornou maior produtora da Malbec

Como dissemos, a Argentina se tornou a maior produtora da Malbec em todo o mundo, fazendo com que seus vinhos fossem reconhecidos mundialmente. Os produtos, inclusive, são reconhecidos por conta de seus tons escuros e densos, além dos aromas.

Os aromas mais comuns de serem encontrados com esse sabor são: amora, ameixa, cacau, baunilha e tabaco. Outra característica muito marcante desses vinhos é que são suaves e macios, além de harmonizarem com alguns pratos prestigiados.

Ele é uma alternativa de harmonização para churrasco, carne assada e feijão tropeiro, por exemplo. Além disso, a rabada, prato tipicamente pesado, também conta com uma boa sintonia quando ingerida em conjunto dos vinhos das uvas Malbec.

Malbec francês continua em produção

Apesar de não ser tão famoso quanto a versão argentina, o Malbec francês ainda está em produção, com um sabor bem diferente. Hoje, ele é feito misturando diversas safras em um mesmo vinho, conseguindo um sabor bastante distinto do que o acostumado.

Dessa forma, o seu sabor é marcado pelos taninos, é complexo, mas não conta com o sabor frutado e sua maciez característica. Em todo caso, ainda assim, é um bom vinho, somente é diferente do que os Malbecs mais tradicionais do mercado.

Em todo caso, dia 17 de abril é o Dia Internacional da Malbec, e visa comemorar a chegada dessa uva tão especial em território argentino. Não deixe a data passar em branco e, no momento certo, aprecie um Malbec da Argentina para melhorar o seu dia!