Pesquisar
Close this search box.

Café e Vinho em Minas: Vinícola Maria Maria

Vinícola Maria Maria

A vinícola Maria Maria é jovem, porém vem conseguindo fazer bastante barulho com sua produção de vinhos. Utilizando um método diferente de produção, a vinícola vem mostrando sua força no mercado, recebendo diversas premiações nacionais e internacionais.
Para saber mais sobre o local, resolvemos bater um papo com Eduardo Neto, um dos integrantes da família que controla a produção. No artigo a seguir, você vai poder conferir mais informações sobre a vinícola Maria Maria, uma das melhores de todo o Brasil!

Conhecendo a história da Maria Maria

Uma família tradicional do ramo do café, por questões médicas, resolveu empreender no ramo do vinho. O pai de Eduardo Neto, que conversou conosco, sofreu um infarto em 2006, e por recomendações médicas, precisou tomar uma taça de vinho por dia.
Porém, diante dessa situação, a família resolveu que, com a experiência que eles têm no ramo do café, eles produziriam o próprio vinho. Foi aí que, em 2009, a vinícola Maria Maria tomou forma e começou a dar os primeiros passos de glória no mercado de vinhos.

Método de dupla poda

A técnica utilizada pela vinícola Maria Maria é a dupla poda, que nada mais é do que realizar a poda duas vezes ao ano na uva. Além disso, inverte-se o ciclo de produção para o inverno, diferente do que acontece em boa parte do Brasil, onde o verão é mais visado.
Esse fator, somado às variações climáticas, e outras questões que influenciam no sabor do vinho, faz com que a produção da vinícola seja diferenciada. Todas essas questões foram trazidas para a família por meio de Murilo Albuquerque Regina, amigo e sócio da família.

Nome de origem curiosa

O nome da vinícola chama bastante atenção, mesmo que seja tradicional no Brasil. O batismo é cheio de significado, e foi feito pelo pai de Eduardo, que resolveu homenagear Milton Nascimento, seu amigo pessoal, dando o nome de sua canção para a marca.
Uma curiosidade da marca é que as safras de vinho seguem uma lógica, com a primeira tendo todos os vinhos batizados com a letra A, o segundo com a B, e assim sucessivamente. O interessante aqui é que os vinhos de todas as safras contam com nomes de mulheres como batismo.
Isso acontece como forma de agradecimento para mulheres, que, de alguma maneira, fizeram parte da história da vinícola. Símbolos de força e perseverança, as mulheres, na visão da Maria Maria, precisam ser homenageadas em nossa sociedade.

É possível visitar?

Para os que se interessaram, infelizmente, o enoturismo na vinícola Maria Maria ainda está em fase inicial. Poucos convidados são aceitos, afinal, por mais que já seja premiada, a produção de uvas no local é muito jovem, já que se iniciou em 2009.
Porém, é claro, os que trabalham ali já pensam nessa possibilidade. Inclusive, alguns almoços com harmonização já são dados, além, é claro, de demonstrações de vinhos e de bons cafés, o que sustentou a família durante anos.
No mais, se você pretende conhecer a vinícola Maria Maria, e experimentar os seus vinhos no local, o mais recomendado é aguardar um pouco por isso. Porém, as bebidas estão à disposição de quem quiser experimentar um dos melhores vinhos do nosso país na atualidade!

Assista o vídeo sobre "Café e Vinho em Minas: Vinícola Maria Maria"

Play Video

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest