O mundo dos vinhos apresenta uma encantadora complexidade, que vai desde a escolha da região de cultivo, até a maneira de harmonizar a bebida. Neste contexto, vamos conhecer hoje a vinícola Casa Verrone, localizada em Itobi, São Paulo, na serra da Mantiqueira.

O fundador Márcio Verrone sempre apreciou os vinhos e conta que o surgimento da vinícola, que entrou no mercado no ano de 2016, aconteceu devido à sua vivência com os vinhos e ao seu grande sonho.

Para Márcio, o sucesso da vinícola é a junção de muitos fatores envolvidos, como as características da região, o terroir, que diz respeito sobre as especificidades dos locais de produção, e a dedicação de todos os envolvidos.

O fundador da Casa Verrone considera o terroir como três elementos. O primeiro está relacionado à qualidade das terras, já o segundo se refere ao clima da região, que proporciona um melhor amadurecimento e aproveitamento do grão e da uva, principalmente as técnicas das colheitas de inverno.

Por fim, o último fator é a participação do homem na elaboração dos vinhos, que envolve os conhecimentos necessários para conseguir cuidar e cultivar a planta de forma específica, para que assim se produzam os vinhos de qualidade. É por esta razão que cada produtor de vinhos tem a capacidade de produzir bebidas únicas e diferentes umas das outras.

Prêmios da vinícola Casa Verrone

A dedicação foi tamanha que o resultado não poderia ser diferente: reconhecimento. A vinícola já recebeu diversos prêmios, entre eles na Inglaterra, na Decanter; em Bruxelas, no Campeonato de Bruxelas; uma recomendação na China, além dos recebidos no Brasil.

No ano de 2017, conquistaram o posto de “vinícola revelação” do país, além do prêmio de melhor chardonnay em 2016, com três meses de empresa, melhor syrah e o tinto.

Casa Verrone e o enturismo

Além de oferecer no mercado de vinhos bebidas de alta qualidade, a vinícola Casa Verrone também oferece muitas opções de turismo a quem a visita. Aos sábados e domingos, durante todo o dia, o visitante pode conhecer a vinícola como um todo.

O tour começa às 10h e os presentes são recebidos com uma apresentação sobre a história da casa Verrone com um espumante de boas-vindas, seguida de uma encantadora visita ao vinhedo. Um diferencial um tanto interessante é a possibilidade de degustação de uvas, conforme a época de colheita, que enriquece a experiência de qualquer amante de vinhos.

Depois disso, a próxima atração é a sala de barrica, lugar no qual as pessoas podem provar o vinho direto da barrica, outro diferencial. Já no restaurante, a experiência proporciona a degustação dos quatro rótulos da vinícola e alguns alimentos que lá são produzidos, tais como queijos e pães.

E se você pensa que acabou por aí, está enganado. Em seguida, é possível se deliciar com um apetitoso almoço, com seis a oito pratos, com orientações de especialistas sobre a harmonização adequada de cada vinho, fazendo uma combinação perfeita, enaltecendo tanto o vinho como a comida. Além de um piquenique, que finaliza a visitação com chave de ouro.

A casa conta com ainda com uma curiosidade, denominada “vaca roxa”, que se trata de um vinho especial para seus visitantes. O nome curioso se deu conforme uma experiência de estudos do fundador sobre inovações.

Quer saber mais sobre a Vinícola Casa Verrone e outros encantos do universo dos vinhos? Então continue acompanhando nosso canal e baixe nosso aplicativo.