Você é aquele tipo de pessoa que não abre mão de um bom vinho e que adora saber tudo sobre esse universo incrível? Então temos uma ótima notícia para te dar: na data 18 de junho comemoramos o Dia da Chenin Blanc. Uma uva clássica utilizada para produzir vinhos de excelente qualidade, capaz de oferecer experiências incríveis, principalmente quando a bebida acompanha pratos saborosos.

Em celebração ao seu dia, fizemos este post para apresentar tudo o que você precisa saber a respeito da uva Chenin Blanc. Vamos lá?

História da Chenin Blanc

Segundo o pesquisador francês Pierre Galet, a uva Chenin Blanc teve sua origem na região de Anjou, província francesa que hoje é conhecida por Maine-et-Loire. Isso no século IX. De lá para cá viajou o mundo todo, sendo cultivada em diversos países. Brasil, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália são alguns locais onde esse tipo de uva é cultivado.

Vale destacar que a uva Chenin Blanc é também conhecida como Pinot de La Loire. Assim, caso veja esse nome por aí, saiba que estão se referindo à uva Chenin Blanc.

Características

A uva Chenin Blanc possui algumas características gerais que vale a pena conhecer. Veja:

  •  Ela possui uma cor amarelada, com reflexos um pouco dourados, além de alguns tons verdes;
  •  Normalmente, os vinhos produzidos pela uva Chenin Blanc são ácidos;
  •  Os vinhos da uva Chenin Blanc carregam certos aromas de frutas, como melão, manga e abacaxi. Quando se alcança o ponto máximo do vinho, é possível sentir notas de frutas secas e melão.

Os vinhos produzidos pela uva Chenin Blanc combinam com quais pratos?

Os vinhos Chenin Blanc são uma ótima pedida para dias de comemoração, como o Dia dos Namorados ou quando um casal completa as bodas. Por isso, elaboramos este tópico para fornecer algumas dicas de pratos que podem combinar com essa bebida. Observe:

  •  Salada;
  •  Peixe frito;
  •  Comida japonesa;
  •  Bobó de camarão;
  •  Costela de porco.

Agora que sabe o essencial a respeito da uva Chenin Blanc, por que não se organiza para preparar um almoço ou jantar regado de bons vinhos gerados por essa matéria-prima? É a melhor forma de tornar sua vida mais feliz e saudável e de celebrar o dia da uva Chenin Blanc.

Quer ler mais conteúdos como este, e assim obter mais conhecimento sobre o mundo dos vinhos? Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso site!