A Merlot é uma das castas de uva mais populares do mundo. Ela é apreciada por amantes de vinho dos quatro cantos do planeta. Prova disso é a existência da data conhecida como Dia Internacional da Merlot.

Muito além de um simples tipo de uva, a Merlot é uma casta que reúne toda uma comunidade de vinícolas e consumidores em torno do sabor e da degustação.

Se você é um apreciador de vinho, já deve ter degustado um bom vinho à base de Merlot. Essa casta de uva tem características que a destacam das demais. Seus amantes aproveitam a data de 07 de novembro para louvar a deliciosa uva.

Sobre a Merlot

A Merlot é originária da região de Bordeaux, na França. Trata-se de uma das castas de uva tinta mais cultivadas em todo o mundo, graças à sua capacidade de adaptação a diferentes tipos de climas, solos e métodos de plantio.

O nome “Merlot” vem do francês merle, que designa o melro-preto, uma espécie de pássaro, cujas penas possuem uma coloração parecida com a da uva. Além disso, a uva é um dos alimentos favoritos do melro, que inclusive acaba incomodando os vinicultores.

Uma das características mais importantes da Merlot é que ela tem um ciclo de maturação mediana. Além disso, a casta se adapta bem em solos gelados, especialmente na argila.

No Brasil, a Merlot tem forte presença nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tendo em vista a possibilidade de maturação precoce, antes das chuvas. Isso é uma das maiores vantagens da Merlot para produtores, já que reduz potenciais perdas.

Nos climas quentes, a Merlot ganha aspecto escuro parecido com o das ameixas. Nestas condições, a casta se torna bem encorpada, com acidez baixa a média, álcool elevado e nível mediano de taninos.

Comumente, os vinhos à base de Merlot são acondicionados em madeira, o que lhes dá um destacado sabor amadeirado. Seus aromas mais frequentes são baunilha, chocolate, café, framboesa e groselha.

Esses vinhos podem ser harmonizados com uma diversidade de alimentos, com destaque para carnes de churrasco e feijão tropeiro.

A Merlot costuma ser combinada com a Cabernet Sauvignon, também natural da região de Bordeaux. Na América Latina, a casta tem corte com a Malbec argentina e com a Carmenère chilena. Inclusive, a Merlot é com frequência confundida com esta última casta.

Dia Internacional da Merlot

A data considerada como Dia Internacional da Merlot é 07 de novembro.

Embora não seja exatamente uma data oficial, construída a partir de um consenso da comunidade do vinho, o 07 de novembro se popularizou como o dia para festejar as delícias da Merlot.

O dia reúne diversas comemorações em torna da uva, a exemplo de eventos de degustação promovidos por vinícolas. Em adição a isso, não é incomum ocorrerem promoções interessantes de vinhos de Merlot na data.

Atualmente, com a internet, é possível ficar por dentro de todas essas movimentações com muito mais facilidade. Uma simples busca pela hashtag “MerlotDay” nas mídias sociais pode trazer bastantes resultados.