O Chile é um país que tem uma grande riqueza cultural, um povo muito simpático e paisagens muito belas. Há muito tempo ele faz parte do roteiro de viagens de muitos brasileiros e de turistas do mundo todo.

Mas não pense que a quantidade de turistas que o Chile recebe todos os anos acontece apenas por suas belezas naturais e pela cultura. Existe um outro aspecto que chama muita atenção dos visitantes e que os chilenos andam explorando muito bem: o enoturismo.

Neste post iremos tratar do enoturismo chileno, uma das grandes atrações para os turistas. Leia e compartilhe este conteúdo com seus amigos!

O enoturismo no Chile para os brasileiros

O enoturismo no Chile cresce a cada ano em todas as regiões e vinícolas chilenas. Ele é uma ótima opção de férias para os brasileiros que amam tomar um bom vinho e gostariam de conhecer como a bebida é produzida.

As visitas podem ser realizadas em uma ou mais vinícolas no mesmo dia. Também é possível almoçar em uma delas, solicitando uma refeição harmonizada.

Há ainda programas diferentes para serem feitos nas vinícolas. Na Haras de Pirque, por exemplo, é possível andar a cavalo. Na vinícola La Montaña, o visitante harmoniza o ecoturismo com os vinhos. Além disso, é possível andar de bicicleta dentro da rota das vinícolas no Vale do Maipo, por exemplo.

Os principais destinos do enoturismo no Chile

Em se tratando de enoturismo, o Chile possui diversas regiões produtoras e os mais variados tipos de vinho. Agora, vamos mostrar quais os principais destinos a serem visitados por um turista que deseja conhecer a produção.

1. Vale de Limarí:

Local conhecido como o norte verde do Chile, ele é um oásis de belezas naturais e de paisagens impressionantes. No Vale do Limarí existe produção de vinhos brancos e de frutas tropicais. A papaia, por exemplo, é um produto símbolo desta região do país.

A Rota do Vinho de Limarí combina a parte histórica do local com visitas a adegas de importantes vinhos para exportação. Lá é possível conhecer os processos, a elaboração e a distribuição desta bebida.

As vinícolas desta região são famosas produtoras de Sauvignon Blanc, Chardonnay e varietais do Cabernet. Também é possível aproveitar a visita para conhecer a produção de pisco, um destilado de uva muito famoso no Chile.

2. Vale do Aconcágua:

Os vinhos produzidos no Vale do Aconcágua possuem sabores maduros e personalidade. A produção faz parte da vida tradicional de campo do país.

O Vale do Aconcágua localiza-se na zona central do Chile. Suas terras e o seu clima dão vida a vinhos de excelente qualidade, que são vendidos para diferentes lugares do mundo.

As condições climáticas e geográficas deste local permitem que os numerosos vinhedos tenham uma maturação lenta e constante, o que garante sabores maduros e encorpados.

3. Vale de Casablanca:

A grande produção de vinhos desta região é reconhecida internacionalmente. O Vale de Casablanca fica entre o Oceano Pacífico e a cordilheira da costa, na zona central do Chile.

Este vale fértil tem como característica a elaboração de um sofisticado vinho branco e suas variedades Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Se estiver visitando o Vale de Casablanca, harmonize os vinhos com as refinadas preparações gastronômicas dos diversos restaurantes na região.

4. Vale de San Antonio/Leyda:

O local é famoso pelos vinhos Sauvignon Blanc e Pinot Noir. A característica marcante deste vale é o seu clima frio com chuvas moderadas, o que concede características singulares às uvas que crescem nestas terras férteis.

Já o Vale de Leyda possui paisagem natural de campos misturada à brisa marinha. Lá são predominantes os novos e refrescantes sabores do vinho, produzidos pela combinação de temperaturas litorâneas com as terras férteis da zona central chilena.

5. Pirque e Vale do Maipo:

O Vale do Maipo fica localizado nos arredores de Santiago. Ele oferece uma grande produção de vinhos do tipo Cabernet Sauvignon, destacados entre os melhores produzidos no país.

No local é possível percorrer as diferentes vinícolas em excursões que incluem passeios de bicicleta, degustações, passeio a cavalo e uma gastronomia famosa e admirável.

Este post foi relevante para você? Em nosso blog você encontra diversas informações sobre vinhos, harmonização etc. Leia outras matérias e conheça mais sobre o mundo do vinho!