Situada em Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, a Abreu Garcia é uma das vinícolas que mais se destacam na região, seja pela qualidade de seus produtos, seja pelos serviços diferenciados de enoturismo.

Reconhecidamente, a vinícola não é uma das pioneiras em sua localidade, mas isso apenas prova que, em pouco tempo de existência, já adquiriu um posicionamento destacado no segmento. Graças a seu refinado produto, produzido numa região de altitude ideal, a Abreu Garcia vem crescendo e ganhando renome nacional e internacional.

Este reconhecimento pode ser visto concretamente nas suas 11 premiações, tanto nacionais quanto internacionais. Os resultados impressionantes da vinícola são a culminação de muito esforço e investimento do seu criador e família para a realização de seu sonho.

Venha conhecer a história da Vinícola Abreu Garcia!

Origens

Tudo começou quando o proprietário da vinícola, Dr. Ernani Garcia, adquiriu uma grande propriedade para a produção de gado.

Cerca de uma década depois, em 2006, num almoço com amigos, o professor Aparecido Silva, da UFSC, com doutorado em Viticultura e Enologia pela Universidade de Bordeaux, encantando com a região, pediu ao Dr. Ernani para fazer uma experiência na fazenda plantando algumas vinhas.

Em 2009, as primeiras uvas foram colhidas. Feita uma pequena vinificação na cidade de Videira, os vinhos foram trazidos à propriedade para degustação em um novo almoço. Todos se apaixonaram. Vislumbrando um grande futuro para as uvas, passaram a ampliar o plantio, numa expansão que dura até hoje.

Produção

De lá para cá, a produção cresceu de forma notável. Atualmente, a vinícola conta com cerca de 13 hectares plantados, dos quais 10 e meio fornecem uma produção em torno de 50 mil garrafas por ano.

Comparada com outras vinícolas, a Abreu Garcia não possui números que se destacam, ao menos quantitativamente. Isto porque seus proprietários preferem uma grande qualidade a uma grande produção.

Depois de entender o funcionamento da produção e a demanda do mercado, em vez de se dedicarem à produção de vinhos mais comerciais, como Cabernet e Merlot, a Abreu Garcia investiu em produtos diferenciados, mais alinhados à sua vocação: espumantes e vinhos brancos.

Embora também possua vinhos tintos, a vinícola tem uma altitude que favorece a produção destes dois produtos, os quais são o seu diferencial junto ao mercado. Hoje, a Abreu Garcia trabalha com 6 espumantes, incluindo um nature e 2 rosés.

E é nessa área que a vinícola se destaca no mercado. Dentre seus produtos, ela oferece um espumante de Sauvignon Blanc 100% e outro de Vermentino, algo inédito no país. Além desses produtos inusitados, a Abreu Lima também trabalha com 3 vinhos tintos, que não saem toda safra.

Enoturismo

Um primeiro chamariz para os enoturistas à Vinícola Abreu Garcia é a sua localização: há 3 ou 4 horas de Florianópolis, o cenário bucólico é deslumbrante por suas belezas naturais.

Um dos programas de maior sucesso na vinícola é o piquenique agendado, com número limitado de pessoas. Além disso, a vinícola também recebe visitantes para almoços harmonizados, aos sábados, com apresentação do próprio enólogo da vinícola.

Ainda, a Abreu Lima tem um diferencial em sua visitação, atraindo visitantes de todo mundo: geoglifos presentes na propriedade, datados em mais de 1.500 anos.

Veja no app do Intelivino todas as informações necessárias para agendar a sua visita.