Existem diferentes tipos de vinhos e cada um possui características próprias e são mais apropriados para consumo em determinadas situações. Entre as opções existe o vinho frizante. Mas você sabe o que significa vinho frizante e qual a diferença entre ele e os demais?

Através deste artigo você vai descobrir o que significa vinho frizante e entender quais sãos os diferenciais desse tipo de vinho!

Entenda o que significa vinho frizante

O vinho frizante é um tipo de vinho que se assemelha aos espumantes, mas possui aproximadamente a metade de gás carbônico que os espumantes possuem. Isso porque, o gás que o vinho frizante possui é obtido naturalmente do processo de fermentação da uva e é mantido, não é liberado como em outros vinhos.

Além disso, esse vinho passa pelo processo de fermentação apenas uma vez, o que também explica o fato de ter pouca quantidade de gás carbônico.

O vinho frizante pode ser consumido quando?

Agora que você já sabe o que significa o vinho frizante, pode passar a entender mais sobre ele e descobrir quando ele é mais aconselhado de ser consumido.

Em geral, esse tipo de vinho costuma ser utilizado em momentos de confraternização durante o dia, acompanhados de petiscos, como queijos, amêndoas, castanhas e produtos embutidos. Isso porque, mesmo que tenha menor concentração de gás carbônico do que um espumante, ele ainda é muito refrescante e leve, ideal para o tipo de ocasião descrita acima.

Conheça mais características do vinho frizante

Além das informações que você obteve até aqui, o vinho frizante ainda conta com outras características interessantes. Ele é uma bebida que possui, em média, 7% de teor alcóolico, o que permite que seja uma bebida delicada de ser consumida e degustada, sendo considerado mais delicado do que um espumante.

Ademais, você pode encontrar o vinho frizante produzido a partir de mais de um tipo de uva. Tradicionalmente ele é produzido a partir de unhas Lambrusco, que são originadas na Itália. Mas também pode ser feito com uvas como Chenin Blanc, Sauvugnon Blanc, Syrah e Merlot.

O vinho frizante também pode ser encontrado como um vinho verde de origem portuguesa, bem como com algumas variações brancas, como rosé. Dessa forma, é uma bebida que tem certa quantidade de variação e que possibilita que você experimente mais de uma opção e encontre a que mais se encaixa no seu paladar e no propósito de consumo que você possuir.

Além disso, mais acima você viu que o vinho frizante combina muito bem como aperitivos. No entanto, ele também pode ser harmonizado em refeições principais, principalmente com peixes, como camarão, sushi, ceviche e peixes grelhados.

Optar pelo consumo com pizza também pode ser uma boa escolha, pois é um vinho bem versátil. Dessa forma, com esse artigo você pôde conhecer um pouco mais sobre o vinho frizante e descobrir os diferenciais que ele possui em relação a outros, bem como entender como harmonizar e consumir.

Portanto, agora você já pode escolher o seu vinho frizante para aproveitar toda suavidade e refrescância que ele possui e ter uma ótima experiência com uma bebida que é deliciosa.