Todo ano é a mesma coisa: a gente mal vê o tempo passar e, quando se dá conta, já é Natal. Em 2020, apesar de tantas experiências atípicas, não foi diferente. As festas de fim de ano já estão batendo na porta e, com elas, o momento de começar a pensar nas comidas que serão servidas durante a ceia. Porém, tão importante quanto um saboroso peru e as deliciosas rabanadas, as bebidas também fazem a diferença.
Para deixar a ocasião ainda mais aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticada, nada melhor que um bom vinho. Mas, você sabe quais tipos de vinho combinam com o Natal? Chegou a hora de descobrir!
Do que se trata a harmonização de vinhos
Antes de decidir quais vinhos servir no Natal, é preciso entender o que é a harmonização entre vinhos e alimentos e porque ela é tão importante.
Para que o vinho e a comida estejam em harmonia é preciso que seus elementos, como textura e sabor, por exemplo, interajam uns com os outros. Quando isso acontece, você consegue aproveitar o melhor de cada um deles, tornando a refeição uma experiência inteiramente agradável.
Agora que você já sabe por que é essencial harmonizar os alimentos com um bom vinho, vamos ao mais importante: a opção certa para a ceia de Natal.
1. Vinho tinto seco
O vinho tinto é, sem dúvidas, o mais presente nas mesas de todo o Brasil em diversas ocasiões. No Natal não é diferente.
Com taninos macios e sedosos, eles se equilibram muito bem com as comidas tradicionais do Natal, como, por exemplo, os panetones, que levam chocolate em sua receita. Nesses casos, os vinhos tintos do Porto e o Moscatel são as melhores apostas.
2. Vinho branco
Para o clima quente do fim de ano no Brasil, o vinho branco é uma excelente opção. Os mais leves, de sabor menos intenso e maior acidez, por exemplo, formam uma perfeita combinação com o teor de gordura e sabor delicado das carnes suínas, como o tender e o pernil.
Também harmonizam muito bem com a carne branca de peixes e aves. O peru assado, prato típico do Natal, casa perfeitamente com um bom vinho branco seco, de sabores concentrados e acidez média, como os Chardonnays, da América do Sul.
3. Vinho rose
Os vinhos rosés, por serem mais suaves e refrescantes, também combinam bastante com o clima natalino. Além disso, conferem sofisticação à mesa e podem ser usados na produção de deliciosos drinks.
Carnes de porco mais leves, carne branca e as oleaginosas comuns ao Natal, como as nozes e as castanhas, harmonizam bastante com esse tipo de vinho.
4. Espumantes
Natal é tempo de celebração e alegria e, para aproveitar bem o momento, nada melhor que um brinde em família ou entre amigos. Nesse caso, espumantes são sempre a melhor escolha. Eles agregam elegância à ocasião e combinam com diversas comidas típicas da noite, como o pernil e o lombo, as castanhas e nozes e com as tradicionais frutas cristalizadas dos panetones.
O Natal é a oportunidade perfeita para estar com quem amamos e criar boas lembranças para o futuro. Agora que você já sabe quais os melhores vinhos para essa data, é só escolher.
E para mais dicas como essas, visite o nosso site.