Entre os principais atrativos da Serra Gaúcha você encontra as vinícolas, sendo que muitas delas estão localizadas próximo de Gramado. Você conhece as principais vinícolas e sabe como é o funcionamento delas?

A partir de agora você vai acompanhar tudo sobre algumas das vinícolas mais importantes existentes nas imediações de Gramado. Acompanhe!

Conheça as principais vinícolas

A região da Serra Gaúcha é cenário para diversas vinícolas que fazem vinhos finos, muitas com grande expressividade no ramo e que são conhecidas por produzir vinhos de excelente qualidade.

Além disso, várias delas estão localizadas em regiões próximas de Gramado e que podem ser visitadas com facilidade por quem está na região. Veja logo abaixo!

Vinícola Miolo

Uma das primeiras opções é a Vinícola Miolo, que fica localizada no Vale dos Vinhedos e a cerca de 120 km de distância de Gramado.

Essa vinícola oferece degustação com diversos tipos de vinhos, como vinho branco e rosé, e é uma das pioneiras no enoturismo no país.

Além disso, o local oferece tour por diversas partes da vinícola, possibilitando que você conheça as plantações de uva e a forma como todo o processo é realizado até que o vinho esteja dentro das garrafas.

Casa Valduga

A Casa Valduga é mais uma opção e também fica no Vale dos Vinhedos. Essa vinícola tem o maior complexo da região e conta com pousada, restaurante, loja e também tour com degustação.

Pizzato

Ainda no Vale dos Vinhedos, a Pizzato é referência em vinhos branco e Merlot no país, sendo conhecida por possuir uma das melhores degustações. Ademais, você pode conhecer todo o processo de fabricação e fazer tour completa pela vinícola.

Casa Perini

A Casa Perini também está entre as principais vinícolas, sendo que fica localizada em Farroupilha, a aproximadamente 85 km de Gramado.

A vinícola tem a maior produção de uva moscado do Brasil e oferece um tour guiada com paisagens incríveis e degustação.

Família Bebber

Ainda próximo de Gramado, em Flores da Cunha você encontra a Família Bebber. A vinícola já foi eleita como a melhor produtora de Tanat do Brasil e também conta com visitação e degustação para quem quiser conhecer como funciona o processo de produção dos vinhos.

Viapiana

Por fim, a vinícola Viapiana também fica em Flores da Cunha, a aproximadamente 87 km de Gramado e conta com degustação e um ambiente que conta toda a história da vinícola.

Ademais, ela produz vinhos únicos, em lotes com no máximo 1500 garrafas, bem como conta com produção de vinhos com especiarias em barricas de carvalho.

Considerações finais

Dessa forma, a região que comporta Gramado, Canela, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e outros locais, é muito famosa por ter as melhores vinícolas do país e pelas possibilidades de visitação e degustação dos vinhos.

Assim, são passeios que quem está na região não pode deixar de fazer, pois é uma oportunidade de conhecer mais sobre vinhos finos, entender as diferenças e forma de fabricação e conhecer as belezas das plantações de uvas que formam lindas paisagens para fotos.

Portanto, vale a pena conhecer as vinícolas das regiões próximas de Gramado!