Por causa do clima tropical, no Brasil, muitas pessoas associam o lazer à cerveja ou a drinks feitos com frutas regionais. Porém, ão podemos esquecer como o vinho também tem tudo a ver com o país. Afinal, consumimos e cultivamos excelentes vinhos e o rosé é uma excelente pedida!

O Consumidor Brasileiro

Desde 2000, o brasileiro está entre os maiores consumidores de vinho. De acordo com a CNN Brasil, o consumo de vinho aumentou 18% neste período de pandemia, por conta da pausa nos encontros sociais que levou muitos de nós a escolher uma bebida mais familiar e íntima, como o vinho.

Existem muitos produtores nacionais que são bastante respeitados e que se tornaram a preferência dos brasileiros. Porém, mesmo com a alta do dólar, o Brasil também está entre os países que mais consomem vinhos importados. Nos últimos cinco anos, o brasileiro tem tomado um gosto especial pelo vinho rosé!

O vinho rosé é elegante e acessível ao mesmo tempo. Agrada a muitos paladares por sua característica mista: o frescor do vinho branco somado a estrutura do vinho tinto. Por conta disso, o rosé é fácil de harmonizar e pode ser incluído em refeições muito variadas.

Escolha o tipo ideal, mais seco ou mais encorpado, e consuma bem gelado (entre 8 e 12 graus) com as pessoas que você ama ou relaxando em um momento particular!

O Vinho Ideal para Iniciantes

Se você ainda está tentando se aventurar pelo mundo dos vinhos, o vinho rosé será o melhor caminho. A produção de vinho é muito diversificada, envolvendo diversos processos que caracterizam cada tipo de vinho e a sua densidade.

Para podermos saborear adequadamente cada resultado, é fundamental que o nosso paladar interaja com as diferentes uvas e as diferentes formas de fermentação. O vinho rosado é mais leve e pode ser feito com uvas escuras ou com a mistura de uvas brancas e tintas.

Esse tipo de vinho apresenta pouco tanino, substância responsável pela sensação de “boca seca”, e isso torna a experiência mais suave permitindo que o novo consumidor consiga degustar e se familiarizar aos novos aromas e densidades.

Nosso Clima é Perfeito para o Vinho Rosé

O brasileiro tem a vantagem de poder degustar essa bebida tão versátil e elegante em todas as estações do ano. A presença de algumas características do vinho tinto torna o rosé agradável e uma excelente escolha na hora de harmonizar com pratos e molhos picantes.

Também temos muitos dias de calor no Brasil, em vários estados, e o vinho rosé é uma das melhores combinações. Se você acredita que nossas praias paradisíacas do nordeste, por exemplo, só combinam com cerveja ou caipirinha está muito enganado.

O vinho rosé é servido muito gelado para exaltar o seu aroma refrescante, além disso, harmoniza muito bem com frutos do mar. Aposto que você acabou de se imaginar em um quiosque aconchegante à beira do mar com sol e vento tocando o seu rosto, não é? Esse cenário e uma taça de vinho rosé gelado é a cara do Brasil!