Todos os anos, na segunda quinta-feira de novembro, é celebrado o Tempranillo International Day, uma homenagem ao vinho feito a partir da uva mais nobre da Espanha.

A primeira edição da comemoração aconteceu em 2011, organizada pela Tempranillo Advocates Producers and Friends Society (Tapas), uma entidade sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos que em português significa Sociedade dos Defensores, Produtores e Amigos da Tempranillo.

No início, o objetivo da iniciativa era somente celebrar a Tempranillo, mas também se tornou uma oportunidade para que o público experimentasse pela primeira vez o vinho produzido a partir da uva preta de origem espanhola.

Como os restaurantes e lojas de garrafas costumam estar lotados aos finais de semana, a quinta-feira foi escolhida para que as empresas tivessem tempo para festejar a data e receber os interessados em conhecer a uva Tempranillo.

Entre as atividades da festa estão a realização de convites virtuais para que os internautas provem uma garrafa de Tempranillo em qualquer lugar do mundo.

Curiosidades da Tempranillo

O nome Tempranillo é derivado da palavra espanhola Temprano, que significa “cedo” e faz referência ao fato desta uva amadurecer de forma precoce. Isso lhe dá a condição de poder ser cultivada em diversos locais de climas distintos.

Ela deixou de ser uma exclusiva da Península Ibérica e se espalhou por todos os continentes. Atualmente, possui 60 variações e é cultivada em países como os Estados Unidos, Chile, Nova Zelândia, Itália, México, África do Sul, França, Turquia, Portugal, Canadá e China. São 500 mil hectares dedicado à fruta.

As vinhas da uva Tempranillo possuem folhas que ficam vermelhas somente no outono. Os cachos são pequenos e compactos, de casca grossa e cor escura.

No norte de Portugal ela é chamada de Tinta Roriz e no sul, de Aragonez. Na Espanha também é conhecida como Tinto del Pais, Tinto del Toro e Tinta Fina.

Na Espanha, o único país onde existe uma regulamentação, os vinhos são separados de acordo com o tempo em barrica: Vin joven (geralmente sem uso de barrica), Crianza (2 anos de envelhecimento, sendo 6 meses em barrica), Reserva (3 anos de envelhecimento, sendo 1 ano em barrica) e Gran Reserva (5 anos de envelhecimento, sendo 18 meses em barrica).

Características do vinho

Os vinhos da uva Tempranillo apresentam aromas e sabores de cereja, ameixa, madeira, morango, tabaco e figo seco. Geralmente, a bebida combina com churrasco, carne assada, rabada, queijos, massas e vegetais cozidos, feijão tropeiro, tacos, burritos e outras comidas feito à base de tomates.

A acidez é boa e a bebida é bastante encorpada, mas sem ser pesada. Apresenta taninos aveludados e tem sabor pronunciado de frutas vermelhas.

Para obter essa acidez e um toque de elegância as uvas são colhidas ainda jovens e cultivadas, principalmente, em regiões de altitude elevada e clima frio.

É considerada a uva mais importante da Espanha, sendo a quarta uva específica para o preparo de vinho mais plantada no mundo.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre o Tempranillo e outros tipos de vinhos.