A Villa Francioni é uma vinícola que nasceu da paixão do Sr. Manoel Dilor Freitas que, após viajar o mundo fazendo experiências de degustação e colhendo informações com grandes especialistas, formulou o seu próprio conceito acerca da arte de produzir vinhos.

Se você é um amante de vinho ou um enófilo, propriamente dito, acompanhe este post e descubra os diferenciais desta que é uma das primeiras vinícolas da Serra Catarinense!

A História da Villa Francioni

O ano de 2001 marcou o início da história da Villa Francioni, quando o Sr. Manoel Dilor Freitas começou a dar andamento no projeto da vinícola, com a análise de terroir, averiguando quais variedades seriam adeptas àquela região.

Após alguns anos, em 2002, as obras da vinícola começaram. Sendo que o plantio já tinha iniciado e quando as obras terminaram, as variedades puderam ser colhidas e em 2004, os primeiros vinhos foram produzidos.

Em 2005, o Sr. Manoel Dilor Freitas veio a falecer e os seus filhos deram continuidade ao seu projeto que hoje é bastante apreciado pelos visitantes de todo o mundo.

A Villa Francioni foi inspiração para que outras vinícolas fossem criadas na região da Serra Catarinense e, quem decide visitar a região, acaba tendo a oportunidade de conhecer todas elas.

O “Rosé da Madonna” é da Villa Francioni

Um dos vinhos mais famosos da Villa é conhecido por ser o “Rosé da Madonna” que, certa vez, esteve visitando um restaurante brasileiro e este vinho foi apresentado à grande estrela da música, que simplesmente se apaixonou pelo produto e acabou levando as últimas garrafas do restaurante para casa.

O mais interessante é que a Madonna não é uma apreciadora de vinhos, mas não resistiu ao Rosé da Villa Francioni que, diga-se de passagem, é realmente um vinho de alta qualidade.

Ele possui um frescor característico, com aroma floral e é uma boa pedida para os climas mais quentes.

Apesar do marketing da Madonna ter sido bastante favorável para a Villa, o vinho em si chama atenção dos nossos visitantes e acaba se vendendo pela sua própria qualidade.

Enoturismo na Villa Francioni

O visitante que chega à Villa Francioni tem diversas opções de Enoturismo. Existem algumas opções de visitas com degustação em ambientes diferentes dentro da Vila.

Há a visitação na modalidade tradicional, outra na qual você pode degustar vinhos mais nobres, tem também a degustação VIP que acontece numa sala mais aconchegante e muito mais.

Uma excelente pedida também são os piqueniques na Villa que acompanha a incrível paisagem da região, além de um lindo pôr do sol ao fim do dia.

Na Vila, existe um espaço chamado de “Varanda” onde você pode sentar e apreciar um bom vinho harmonizando com uma tábua de frios e ainda ser agraciado pela paisagem do local.

O ideal é que a visitação seja agendada através do site da Villa Francioni ou pelo app Intelivino, onde você encontra diversas outras opções de Enoturismo.

Arte e vinhos

Um diferencial da Villa Francioni é a possibilidade de unir Vinhos e Arte, afinal de contas, a Villa conta com uma incrível Galeria de Arte que já recebeu obras de artistas renomados do Brasil e do mundo.

Vale muito à pena conferir e apreciar o ambiente!

Ficou curioso para conhecer a Villa Francioni? Baixe o app Intelivino e saiba como agendar a sua visita, além de ficar por dentro de todas as novidades do Enoturismo nessa região!