
Contando com administração familiar e visando diversificar seus produtos, a cinqüentenária Estância Guatambu, tradicional empresa do agronegócio, iniciou, em 2003, o projeto de produção de uvas viníferas de Dom Pedrito, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, visando aproveitar o excelente clima da Campanha Gaúcha, bastante adequado para esta atividade. A produção da uvas em pequena escala é supervisionada por Gabriela Hermann Pötter, membro da terceira geração da família proprietária da Estância Guatambu. Em 2007, a Guatambu firmou uma parceria com a Embrapa Uva e Vinho, com o objetivo de estudar e caracterizar o potencial da região da Campanha para a vitivinicultura. Fruto desta parceria, foi produzido o vinho Cabernet Sauvignon 2009 Rastros do Pampa, que obteve sucesso em comercialização e recebeu Medalha de Ouro no 6º Concurso Internacional Emozioni dal Mondo, de vinhos Cabernet e Merlot, realizado em Bergamo, na Itália. O vinho também recebeu Medalha de Prata no V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2010, e foi o Cabernet Sauvignon mais bem pontuado no projeto de degustações harmonizadas do Ibravin denominado. Na sequência, a família Hermann Pötter lançou, com a consultoria do enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, seus vinhos brancos e sua linha de espumantes e em 2011 já arrebatou a primeira Medalha de Ouro para o Poesia do Pampa Brut, no 8° Concurso Mundial Bruxelas Brasil. No segundo semestre de 2013, a Guatambu inaugura a sua estância enoturística, a 14km da cidade de Dom Pedrito. Sob o conceito de pátio central, a vinícola se desenvolverá em forma de U com iluminação e ventilação voltadas para o seu interior, como forma de abrandar o Minuano que sopra na campanha e proporcionar condições térmicas ideais para a produção de vinhos de qualidade. Em 2017, a vinícola recebeu o Selo Solar, pelo seu parque solar instalado a atender 100% da demanda energética para a fabricação dos vinhos, sendo 100% sustentável.
Não se esqueça de consultar os horários e disponibilidade das atividades antes de partir.
Todas as informações fornecidas são oriundas de visitas presenciais e/ou materiais informativos divulgados pelas vinícolas. Confirme os dados relativos às uvas, vinhos produzidos, horários de visitas e atividades turísticas disponíveis antes de agendar ou planejar uma visita. Não deixe de baixar nosso aplicativo para ficar informado sobre promoções e sorteios. Visitou essa vinícola? Deixe sua opinião contando sua experiência, compartilhe com a comunidade. Intelivino, o aplicativo para quem gosta de vinho.
Se beber, não dirija. Aprecie com moderação. A venda de bebidas alcóolicas é proibida para menores de 18 anos.
Criação e desenvolvimento: André Pagliaro
Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.