Localizada no planalto catarinense, a Vinícola Thera é uma empresa que vem de uma família muito importante no estado.
O precursor Manoel Dilor Freitas fez uma viagem à Itália, mais especificamente à Toscana, na região central do país. Foi lá que o visionário conheceu a vinícola Vinícola Marchesi Antinori, uma das mais conhecidas mundialmente. Aquelas terras italianas realmente encantaram Dilor, devido a arquitetura circular, bem como todos os outros aspectos da vinícola e dos vinhos produzidos.
Com tal inspiração, o empreendedor colocou em prática a implantação de uma vinícola na região serrana de Santa Catarina, especificamente para a produção de vinhos finos. Era algo inovador, considerando que na década de 1990 os vinhos de mesa eram os mais comuns na região.
Primeiros passos de uma trajetória de sucesso
O ano de 1997 foi o marco inicial, pois aconteceu a compra da Fazenda Bom Retiro, que conta com um generoso espaço de 850 hectares, sendo 17 deles utilizados, atualmente, de modo específico para as parreiras, sendo a primeira delas implantada no ano 2000.
As castas que ainda permanecem até os dias de hoje são variadas, como Chardonnay, Merlot, Pinot Noir e Sauvignon Blanc. Isso significa a existência de vinhos de mais de 20 anos.
A continuação de um sonho
Um de seus quatro filhos, João Paulo Freitas seguiu os passos do pai e hoje em dia é o proprietário e está à frente da Vinícola Thera, que recebeu este nome devido a uma linda e marcante homenagem feita à esposa de Manoel, Therezinha Borges de Freitas, apelidada de Thera por seu marido.
No entanto, para que João Paulo conseguisse assumir o negócio, precisou enfrentar algumas questões familiares e burocráticas. Isso porque com o falecimento de Dilor no ano de 2004, todos os filhos assumiram o negócio em conjunto.
Mas por diferenças, João Paulo se afastou e, depois de alguns anos, fez um acordo com os irmãos e a resolução de toda a documentação, e, enfim, se torna o único proprietário. O estilo da vinícola então mudou, com prioridade na qualidade dos produtos e não mais na quantidade, além das inovações e aprimoramentos, que não param se crescer.
A vinícola conta com uma localização muito privilegiada. É em meio a todas as incríveis paisagens da região das serras catarinenses que está localizada a Fazenda Bom Retiro, situada a 900 metros de altitude, com acesso fácil à SC 110. Da capital Florianópolis, são cerca de duas horas e meia de viagem.
O que a Vinícola Thera oferece?
Além da degustação dos deliciosos vinhos, uma estrutura fantástica, e das paisagens para se contemplar em qualquer época do ano, a vinícola também oferece muitas opções de lazer e turismo, típica da rota enogastronômica da serra catarinense, que se estende pelas cidades de Bom Retiro, São Joaquim e Urubici.
Degustação de vinhos, visitação de restaurantes com várias opções de harmonizações são apenas algumas das possibilidades possíveis na encantadora Vinícola Thera, além de poder pernoitar na pousada, o que amplia e enriquece ainda mais a experiência dos visitantes.