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Você conhece vinho em lata?

Garanto que quando você pensa em bebidas que vem em latas, a primeira coisa que vem à sua cabeça é a cerveja, seguida do refrigerante e do suco. Mas tenho certeza de que você não pensa em vinho, certo? E, se eu te contar que não só o vinho em lata é algo que existe, mas também que é um produto que vem se popularizando no mundo e no Brasil ultimamente?

Continue a leitura para saber mais sobre essa novidade que vem chegando às prateleiras dos mercados.

Como surgiu o vinho em lata?

As primeiras versões do vinho em lata surgiram ainda em 2009. As preocupações mais imediatas que levaram à sua criação foram os custos de produção e o impacto ambiental das tradicionais garrafas de vidro. A vinícola australiana Barokes Wines foi a pioneira na utilização das latas de alumínio.

A partir daí, não demorou para que a novidade se espalhasse para os Estados Unidos e para os países da Europa. Logo, várias vinícolas pelo mundo afora já estavam produzindo o vinho em lata, que acabou virando um grande sucesso de público. As vinícolas começaram a ampliar as produções, lançando todo tipo de vinho enlatado.

No Brasil, a novidade chegou há mais ou menos uns dois ou três anos. Já existem produtoras brasileiras trabalhando com o vinho em lata, como a Vivant Wine, que está investindo pesado no produto.

Quais as vantagens do vinho em lata?

O vinho em lata obviamente não tem o glamour das garrafas, mas ele tem vários atributos que provam porque se tornou tão popular, e provavelmente veio para ficar.

Uma das vantagens é que o impacto ambiental é menor, já que alumínio é muito mais fácil de reciclar do que o vidro do qual são feitas as garrafas de vinho.

Para a geração millenial, que é, via de regra, muito consciente de sua responsabilidade ambiental, isso é um diferencial bem forte. A tecnologia é ligeiramente diferente da utilizada em latas de cerveja, e garante que o vinho tenha a escuridão que precisa para que o sabor fique intacto.

Outro fator importante é que a lata tem um preço mais acessível e prioriza o consumidor individual que, às vezes, deixaria de comprar uma garrafa inteira por não ter com quem dividir. A latinha também é mais fácil de gelar e armazenar do que a garrafa de vinho tradicional.

Então, esse é o fim das garrafas de vinho?

As latinhas estão se popularizando como uma nova maneira de consumir vinho. É algo que favorece o consumidor jovem e que consome vinho sozinho.

Porém, isso não quer dizer, de forma alguma, que as embalagens tradicionais estão perdendo espaço no mercado. O consumo das duas tem que ser analisado de forma diferente.

A garrafa tradicional traz o glamour geralmente associado ao consumo de vinho, e é mais adequada para festas e jantares com várias pessoas. As latinhas permitem um consumo mais casual, e são mais populares entre o público mais jovem e menos conectado com o lado glamoroso do consumo de vinho.

E aí, ficou interessado em saber mais sobre vinho em lata ou outras curiosidades sobre essa bebida? Então, acesse o nosso blog e leia outros artigos.

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