Pesquisar
Close this search box.

Levedura, fermentação, estágio em barrica… mais termos!

Assim como há no mundo do Direito e da Engenharia, existem termos técnicos que fazem parte do universo dos vinhos. Normalmente, são utilizados com mais frequência pelos especialistas da área, mas pouco conhecidos por aquelas pessoas que estão aprendendo mais sobre vinhos.

Neste conteúdo, com o objetivo de aumentar seu repertório cultural sobre vinhos, abordamos três termos que são bem frequentes nesse universo, a saber: levedura, fermentação e estágio em barricas de carvalho. Você os conhece? Na dúvida, continue a leitura e aprenda mais!

Levedura

Como dizem os especialistas, o vinho só é vinho devido ao álcool que possui. Do contrário, não carregaria esse nome, pelo contrário, seria chamado de suco de uva. No entanto, o vinho se torna vinho graças à ação da levedura, termo bastante popular nesse universo.

Para quem ainda não sabe, a levedura é o ingrediente responsável pela fermentação do vinho. É ela que transforma o sumo de uvas em bebida alcoólica. Na verdade, o que ocorre é um processo bioquímico, que atua convertendo açúcares do mosto em álcool e gás carbônico, de acordo com especialistas.

Ainda nesse contexto, cabe dizer que, no universo dos vinhos, as leveduras possuem duas origens: primeiro, elas estão presentes nas cascas das uvas; segundo, elas são fabricadas por laboratórios.

Quem explorou e explicou melhor o termo e processo de levedar foi o cientista Louis Pasteur, isso no século 19. Até então, os profissionais acreditavam que o mosto fervia e, milagrosamente, transformava o açúcar da uva em álcool.

Fermentação

Outro termo bastante comum e utilizado no universo etílico e enólogo é a fermentação. Você já ouviu falar dele? Então, em poucas palavras, podemos dizer que a fermentação é a palavra para caracterizar um importante processo que ocorre na fabricação de vinhos.

Na verdade, é o processo em si de fermentação alcoólica do vinho. Esse processo ocorre quando micro-organismos (os quais são chamados de leveduras) transformam açúcares em energia, etanol e gás carbônico, como já destacamos.

Assim, podemos dizer que a levedura e a fermentação são conceitos ou processos que se complementam. Para a fermentação alcoólica do vinho, é preciso contar com leveduras, e estas são indispensáveis para aquele processo.

Estágio em barricas de carvalho

Sem dúvida alguma, é provável que já tenha visto uma barrica de carvalho, sobretudo se admira bons vinhos. No entanto, se este termo é novo para você, continue a leitura.

Então, o termo barrica de carvalho se refere ao local/objeto onde o vinho é guardado e, nele, essa bebida sofre uma lenta oxigenação, garantindo uma evolução benéfica em diversos aspectos, como visual, olfativo e degustativo.

Normalmente, a barrica é feita de madeira de carvalho, sendo esta responsável por conferir ao vinho aromas e sabores únicos, como notas de baunilha e cravo. O aroma e sabor conferidos ao vinho pela barrica de carvalho depende do seu estado (e tempo de reserva), pois barricas novas transmitem notas aromáticas mais intensas para a bebida.

Então, gostou de saber um pouco mais sobre os termos levedura, fermentação e estágio em barricas de carvalho? Acrescente-as ao seu vocabulário e se torne um apreciador de vinhos ainda mais interessante e inteligente.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.