Pesquisar
Close this search box.

A região de vinhos no Brasil que faz fronteira com o Uruguai

Quando se discute sobre vinhos de altíssima qualidade é muito comum a lembrança de importantes produtores internacionais famosos pela produção dessa bebida apreciada há gerações. Países como a França, Itália, Espanha, Argentina, e Uruguai são sempre lembrados quando o assunto é vinho. Entretanto, é fundamental salientar que o Brasil vem se destacando como um excelente produtor de vinhos. A bebida é elaborada com qualidade em diversos estados do país.

É preciso destacar o Rio Grande do Sul, um estado que possui uma série de vinícolas que oferecem vinhos reconhecidos e apreciados em países de todo o mundo. Alguns desses rótulos já foram agraciados com vários prêmios internacionais fortemente cultuados pelos amantes dessa bebida.

Campanha Gaúcha: a terra perfeita para produzir vinhos de alto nível

A localidade conhecida como Campanha Gaúcha vem ganhando forte destaque na produção de vinhos. A região que historicamente esteve focada na pecuária e na cultura de arroz e soja, atualmente tem explorado muito bem sua vocação para a produção de vinhos de excelente qualidade.

A Campanha Gaúcha possui uma área total de aproximadamente 1,3 mil hectares e está localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com um grande produtor de vinhos: o Uruguai. A região abrange cidades como Rosário do Sul, Uruguaiana, Bagé, Dom Pedrito, Itaqui, Candiota, e Santana do Livramento (no total são 12 municípios que compõem a região).

A localidade – que já está famosa internacionalmente por conta de seus ótimos vinhos – só começou a ganhar destaque e a ampliar a produção de vinhos a partir da década de 1970.

Foi nesse período que pesquisadores da Universidade Davis (localizada no estado norte-americano da Califórnia) realizaram uma série de pesquisas na região e descobriram o grande potencial da Campanha Gaúcha para a produção de vinhos.

De lá pra cá a região desenvolveu bastante essa vocação. Tanto que – segundo o jornal Folha de São Paulo – a Campanha Gaúcha, no ano de 2018, produziu 5,6 milhões de litros de vinho (o que representa 14,56% da produção total do estado sulista).

Por que a Campanha Gaúcha é um local excelente para a produção de vinhos?

Uma forte confluência de fatores torna a região da Campanha Gaúcha excelente para a produção vinífera. Além da água de qualidade, a localidade também tem as quatro estações bem definidas e um solo excepcional para o cultivo de uvas.

A exemplo do Uruguai e da Argentina, a Campanha Gaúcha tem um clima temperado. O solo da região é excelente para o plantio da matéria prima do vinho pois é argiloso na parte continental e, ao leste, é arenoso.

As vinícolas da Campanha Gaúcha

Nessa região do Rio Grande de Sul, importantes vinícolas elaboram seus produtos e exportam para vários países.

Produtores destacados e premiados internacionalmente como Almadén, Miolo, e Salton estão localizados na Campanha Gaúcha, que ainda reúne vinícolas como Batalha Vinhas e Vinhos, Bodega Sossego, Buenos Wines, Dunamis, Estância Paraíso, Nova Aliança, Peruzzo, entre outras.

Leia outros artigos em nosso site.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.