Todo mundo sabe que quando se fala em churrasco, a primeira bebida que vem à cabeça é a cerveja, mas apesar de parecer inusitado para algumas pessoas, vinho e churrasco formam uma combinação perfeita.
É claro que a cerveja é a queridinha do churrasco e combina com todas as carnes e todos os momentos que essa celebração gastronômica oferece, mas o vinho, sem dúvida, não fica para trás.
Algumas uvas utilizadas na produção do vinho servem perfeitamente para harmonizar com diferentes tipos de carne e já que é assim, o vinho é tão bem-vindo ao churrasco quanto a cerveja, a caipirinha e o refrigerante.
Entre as uvas que combinam com as carnes estão as Tannat, Syrah, Cabernet e Malbec. Essa última, por exemplo, possui bastante tanino, o que proporciona uma excelente combinação com gordura e sal. Os vinhos com toque leve de madeira também oferecem uma perfeita harmonização com as carnes.
Já os espumantes Brut mais secos e os vinhos brancos favorecem no equilíbrio da gordura das carnes. Isso porque a acidez característica dessas bebidas ajuda a cortar as moléculas de gordura, proporcionando a limpeza e maior suavidade para o paladar.
O espumante Brut também acompanha muito bem os pães de alho e queijo coalho, elementos muito comuns no churrasco dos brasileiros e que completam o cardápio.
As combinações com os tipos de carnes
Picanha
A presença do tanino e da acidez do Malbec proporciona uma boa combinação com a picanha, que é macia e suculenta, mas na maioria das vezes vem acompanhada de uma capa de gordura.
Linguiça
Variar no churrasco com a presença de uma linguiça é uma ótima pedida e a quantidade considerável de gordura que esse ingrediente carrega faz com que a harmonização com os rosés ou espumantes seja perfeita, para que a acidez de ambos cumpra com a função de cortar a ação da gordura.
Frango
Carne branca combina com vinho branco e com acidez equilibrada. Nesse caso, uma boa pedida é o Chardonnay. Se o coração do frango também estiver na brasa, o Pinot Noir irá garantir a harmonização.
Costela
Fica muito bem com um vinho de corpo médio, como o Syrah. Essa combinação será ainda mais perfeita se a costela for feita com molho barbecue.
Gelar ou não gelar o vinho no churrasco?
O ideal é que o vinho seja consumido em temperatura ambiente. No entanto, com as altas temperaturas que normalmente enfrentamos no Brasil, é extremamente recomendável resfriar a bebida. Mas apenas o suficiente para refrescá-la para que ela não perca suas características.
Os vinhos tintos, em especial, devem ser consumidos em temperaturas entre 14° e 18º. Já os vinhos brancos e espumantes podem ser servidos em temperaturas bem baixas, entre 5 e 10°C.
Seja para acompanhar o churrasco ou para outros momentos especiais, o vinho costuma ser indispensável. E se você deseja ter acesso a mais informações a respeito do universo dessa bebida que vem cada vez mais conquistando os brasileiros, acesse agora mesmo outros de nossos artigos e fique por dentro de tudo.