Você sabia que em 30 de abril é o Dia Internacional Viognier? Trata-se de um tipo de uva que é utilizada pela indústria para produzir vinhos super gostosos.

Gostaria de saber mais sobre este tipo de uva incrível? Leia o post e aproveite o Dia Internacional Viognier para obter mais conhecimento.

Aqui, falamos tudo o que você precisa saber a respeito da uva Viognier, como origem, número de vinhedos existentes e principais características.

Origem da Uva Viognier

A Viognier é um tipo de uva famosa pelos bons vinhos que produz. Esse tipo de uva vem do norte do Ródano e é produzida nas encostas da vila de Condrieu. Além desta região, também é cultivada no sul da Austrália, bem como na Califórnia, Marrocos e Nova Zelândia.

A uva Viognier é muito aromática e, normalmente, seus vinhos possuem uma cor intensa, bem como um sabor forte de damasco e pêssego.

A uva Viognier é utilizada na produção de quais vinhos?

A uva Viognier é utilizada na elaboração dos vinhos Condrieu, sendo estes muito famosos pelo seu sabor intenso e forte presença aromática. Isso ocorre porque esse tipo de uva é de difícil cultivo e de colheita tardia, o que colabora para elevar sua qualidade. Também é usada para produzir vinhos tintos, vale dizer.

Número de vinhedos dedicados à produção da uva Viognier

Vale mencionar que existem mais de 28 mil vinhedos dedicados à produção da uva Viognier. A maioria se concentra na França, mas também é possível encontrar polos de cultivo dessa uva nos seguintes locais: Uruguai, Argentina, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Chile, por exemplo.

Notas características dos vinhos produzidos com a uva Viognier

Os vinhos produzidos com a uva Viognier são conhecidos pelo sabor intenso de algumas frutas, que reflete tanto no nariz como no paladar do apreciador.

Laranja, pêssego e até mesmo rosas são alguns dos gostos exalados pelo vinho produzido com a uva Viognier. Em zonas quentes, tais gostos podem ser alterados, e, neste caso, o vinho apresenta notas de ananás e manga.

Também não se trata de um vinho seco, e a porcentagem de álcool é média, tendo um percentual que varia entre 13,5% a 14,5%, como todo bom vinho encorpado.

Os vinhos Viognier combinam com quais alimentos?

Uma dúvida muito comum é sobre quais são os alimentos que combinam com os vinhos Viognier. Então, de uma forma, trata-se de vinhos que combinam com alimentos que levam estes e outros ingredientes: frutas, ervas e amêndoas.

Por exemplo, cai bem com uma salada com legumes e frango, além de frutas cítricas.

Também pode combinar com um prato mais sofisticado, como filé ao molho de amêndoas e espinafre.

Então, que tal aproveitar o Dia Internacional Viognier para apreciar um dos seus incríveis vinhos? De preferência, que isso seja feito na companhia de alimentos supersaborosos.

Para ler mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre compartilhando informações que podem enriquecer seus conhecimentos sobre o universo dos vinhos. Aproveite esta incrível oportunidade!