Se você está apenas procurando um pouco de inspiração para o que provar, ou está interessado em experimentar algo novo, nosso calendário com os dias internacionais das uvas pode tornar as suas próximas escolhas de vinho mais criativas. Vale a pena compartilhar fotos de suas garrafas de vinho nessas datas especiais nas suas redes sociais.

01 de fevereiro — Dia Internacional da Furmint

O dia 1º de fevereiro celebra a Furmint, uma uva húngara usada na produção de Tokaji, denominação recebida pelos vinhos produzidos na região de Tokaj-Hegyalja, na Hungria, e também numa pequena extensão da Eslováquia.

13 de março — Dia Internacional da Riesling

Originária da Alemanha, a variedade de uva chamada de Riesling é uma das três principais variedades de uvas brancas cultivadas no mundo hoje em dia. A uva também é cultivada em Finger Lakes nos Estados Unidos, Alsácia na França e Clare Valley e Eden Valley na Austrália.

17 de abril — Dia Internacional da Malbec

A uva Malbec, também conhecida por Côt, é originária do sudoeste da França (em particular a cidade de Cahors), na qual é cultivada ainda hoje. A Malbec pode ser encontrada em toda a região sul da França e ainda no Vale do Loire. A Argentina também é bastante conhecida por produzir quantidades grandes desta uva.

30 de abril — Dia Internacional de Viogner

A uva Viognier vem do norte do Ródano e floresce nas encostas íngremes acima da vila de Condrieu. Também é cultivada no sul da Austrália, no norte da Califórnia e da Nova Zelândia e no Marrocos. O vinho desta uva costuma ser encorpado e floral.

7 de maio — Dia Internacional da Sauvignon Blanc

A uva Sauvignon Blanc tem sua origem no Vale do Loire, sendo capaz de criar vinhos bastante aromáticos e muito vivos. Trata-se de uma das três variedades de uvas brancas mais plantadas no mundo, junto com as uvas a Riesling e Chardonnay.

9 de maio — Dia Internacional da Muscat

Existem muitas variedades da uva Muscat, sendo as mais conhecidas a Muscat Ottonel, a Muscat Blanc à Petits Grains e a Muscat d’Alexandrie. Este tipo de uva pode ser encontrado na Alsácia e no sul da França.

21 de maio — Dia Internacional da Chardonnay

A uva francesa Chardonnay é outra das variedades de uvas brancas mais plantadas no mundo. Champagne e Borgonha são as regiões na França onde mais é plantado este tipo de uva.

18 de junho — Dia Internacional da Chenin Blanc

A Chenin Blanc é uma das variedades de uva do Vale do Loire, na França, seu berço original. A uva também é cultivada no sudoeste de Bergerac e em Languedoc, Limoux. A África do Sul é o maior produtor mundial da Chenin Blanc.

21 de junho — Dia Mundial do Lambrusco

O termo Lambrusco refere-se a uma família de uvas da Itália. Aliás, apenas os vinhos feitos em regiões demarcadas do território italiano podem utilizar o termo Lambrusco no rótulo. Costumam ser levemente adocicados e com bastante acidez.

Outras datas importantes

15 de fevereiro — Dia Internacional da Syrah
03 de março – Nebbiolo Day
01 de agosto — Dia Internacional da Albariño
18 de agosto — Dia Internacional da Pinot Noir
02 de setembro — Dia Internacional da Cabernet Sauvignon
17 de setembro — Dia Internacional da Grenache
10 de outubro — Dia Internacional da Pinotage
31 de outubro — Dia Internacional da Carignan
1º de novembro — Dia Internacional da Xinomavro
7 de novembro — Dia Internacional da Merlot
12 de novembro — Dia Internacional da Tempranillo
24 de novembro — Dia Internacional da Carménère
4 de dezembro — Dia Internacional da Cabernet Franc