Vinho é experiência, é sensação e despertar de sentimentos. Desde o plantio até o servir, os fatores envolvidos na fabricação de vinhos passam por minuciosos processos. Nesse contexto, a vinícola Pizzato se mostra como uma grande vinícola nacional, que produz vinhos de qualidade que agradam a todos os paladares.
Importância dos vinhos da Pizzato para o histórico do vinho brasileiro
Os negócios da família Pizzato faz vêm de muitos anos. Esta geração atual é a segunda que adentrou no mundo dos vinhos. Esta geração de vitivinicultores foi a responsável por construir uma identidade aos vinhos locais da Serra Gaúcha, que estão se espalhando pelo Brasil como um todo.
É uma continuidade de muitas uvas que já fizeram parte dos negócios da família, como as uvas multinacionais, americanas, francesas e outras variedades que eram trabalhadas conforme a época, os ciclos e as possibilidades de trocas de variedades dos produtores.
Desde a metade da década de 1980 até o momento da vinificação, por volta do final da década de 1990, a vinícola mantinha a tradição de utilizar determinadas uvas para a produção dos vinhos como a chardonnay e a merlot, as duas principais uvas da região do Vale dos Vinhedos. A escolha delas foi baseada na experiência e conhecimento a respeito de todo o processo produtivo de um vinho do seu fundador.
Como forma de dar valor e continuidade de todo esse histórico, a vinícola atua de forma a aprimorar os vinhos ao longo dos anos, bem como a parte dos vinhedos. Desta maneira, os vinhos têm uma forte identidade, que passa segurança para as novas gerações e para os novos consumidores que chegam ao mercado.
História e primeiros vinhos
Apesar da atuação nos anos anteriores, a vinícola Pizzato foi fundada no ano de 1998 com uma boa base familiar. No mesmo ano, o da sua fundação, foi elaborado um vinho em garrafa, o Pizzato Merlot, de nome Merlot DNA 99. Engarrafado em 1999, este vinho tem reconhecimento internacional e surgiu com o objetivo de levar o sobrenome da família ao mundo dos vinhos.
Sua denominação se deu devido à localidade dos territórios de Santa Lúcia, onde os processos de vinificação foram iniciados em 1999. Nos anos seguintes, o trabalho foi sendo aprimorado e foram criados vinhos com outras uvas. No ano de 2005, foi vinificado um chardonnay, sempre voltado às variedades disponíveis.
Com uma dinâmica de vinificação bastante intensa, hoje em dia, além do ícone Merlot DNA 99, a vinícola apresenta uma variedade de cerca de 30 rótulos com diferentes uvas. A forma de trabalhar a uvas e desenvolver a marca leva em consideração o melhor aproveitamento do que cada uva tem de melhor a oferecer.
Mundo dos vinhos e seus encantos
Cada garrafa de vinho tem uma história, seja de quem consome ou de quem a produz. E é justamente conhecer todos os fatores envolvidos nesse universo o objetivo do Guia Intelivino, que traz todas as informações sobre vinhos e um guia completo de enoturismo com ais de 400 vinícolas.
Visite nosso site e fique por dentro de tudo!