Com mais de 30 anos de história, a Casa Geraldo é uma das mais tradicionais vinícolas do Estado de Minas Gerais.
Localizado na cidade de Andradas, no sul do estado, esse antigo casarão guarda uma longa história familiar de amor e dedicação ao vinho.
Conheça um pouco mais sobre essa incrível vinícola de Minas Gerais.
História da Casa Geraldo
O local que abriga hoje a Casa Geraldo era uma construção antiga, um casarão velho praticamente abandonado da região.
No espaço, Geraldo Marcão, que viria a ser o fundador da vinícola, passava as noites quando trabalhava pela região. Muitas vezes, quando terminava muito tarde o seu trabalho, ele dormia no casarão abandonado ao invés de ir embora para a cidade.
Com o falecimento de Geraldo em 1978, o seu filho decidiu derrubar o casarão e construir no local um complexo turístico, levando o nome do seu pai.
Localização
A Casa Geraldo fica em Andradas, no sul de Minas Gerais, mais precisamente entre as cidades de Poço de Caldas, São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal.
O local é de fácil acesso, com estradas asfaltadas em todo o percurso.
Passeio turístico
O passeio turístico pela Casa Geraldo é dividido em cinco etapas. Na primeira, os visitantes recebem instruções e orientações no auditório, enquanto na segunda são visitados os parreirais do local.
Na terceira etapa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o local de fabricação dos espumantes e de fermentação do vinho. Na quarta etapa é apresentada a cantina, o ambiente de preparação dos vinhos.
Por fim, na última etapa, os visitantes conhecem a casa de maturação, onde é possível experimentar o vinho já em maturação na madeira ou pronto.
Enoturismo na região
A ideia de construir um complexo vinícola começou nos anos 2000, com o objetivo de alavancar a saída de vinhos finos, considerando-se que é comum o consumo de vinhos de mesa na região.
Até o ano de 2005, havia dificuldades em atrair turistas para o local, com a realidade começando a mudar a partir de então.
Foi quando se sentiu a necessidade de plantar parreiras viníferas na localidade, para mostrar para as pessoas que a região era capaz de produzir vinhos finos.
A partir de 2012, começou um trabalho árduo, em que os barrancos do local foram transformados em vinhedos e os espaços que eram brejos foram transformados em lagos, para manter as nascentes.
Tipos de passeio
Existem quatro tipos de passeio pela vinícola Casa Geraldo. Naquele destinado aos iniciantes, a duração é de cerca de 1h15, em que os visitantes tomam por volta de 8 a 12 vinhos prontos.
No passeio premium, que dura em torno de 2h ou 2h15, os visitantes são contemplados com uma explanação um pouco maior sobre a origem e o processo de preparação dos vinhos e podem degustá-los em três estágios: na fase de elaboração no aço inoxidável, na fase de maturação na madeira e depois prontos.
O passeio de carro conta com informações passadas por guias e paradas em diversos locais, onde também há degustação de vinhos.
O passeio mais completo, por sua vez, é o passeio do enólogo, que acontece todo sábado de manhã, por temporadas. Ele fica disponível até o mês de agosto e depois é interrompido por dois meses, retornando no mês de outubro.
O passeio do enólogo começa às 9h30, com o café da manhã sendo servido. Depois, às 10h, os visitantes saem em percurso pela propriedade com um enólogo até às 16h.
O percurso passa por cada parreiral, em que há degustações de vinho e explicações sobre o processo de produção da bebida.
Produção natural
A intenção dos passeios é mostrar aos visitantes que o vinho produzido na Casa Geraldo é marcado por ser natural. Tanto nas adubações quanto no manejo do parreiral, o objetivo é deixar o vinho o mais orgânico possível.
Restaurante
Na Casa Geraldo, o visitante pode aproveitar ainda as dependências de um restaurante com capacidade para 440 pessoas.
O ambiente se destaca pelo seu menu harmonizado, que traz um cardápio de pastos, com entradas, guarnições, prato principal e sobremesa. Cada uma das opções é servida com um vinho diferente, que muda a cada estação do ano.
Gostou do conteúdo? Leia mais artigos no nosso blog!