Normalmente, em hamburguerias, quando o cliente pede um hambúrguer, automaticamente completa o pedido pedindo refrigerante ou uma cerveja/chopp como bebida de acompanhamento. Porém, com a chegada das hamburguerias gourmet e a mudança de paladar do brasileiro, o vinho passou a ser uma excelente opção para seu sanduíche.
Mas será que hambúrguer e vinho combinam? Quer saber mais sobre essa combinação e se vale a pena? Continue lendo este post.
Vantagens de combinar hambúrguer com vinho
Apesar de tradicionalmente o vinho ser associado a pratos mais finos e sofisticados, ele é uma excelente combinação para diversos tipos de hambúrguer.
Além de apresentar uma vantagem do ponto de vista gastronômico, já que permite que se tenha uma nova experiência de sabores, este não é o principal benefício desta combinação.
O vinho tem nutrientes em sua composição que auxiliam na digestão da gordura e da carne.
Como eu faço a combinação?
Para garantir que a combinação vinho mais hambúrguer seja extremamente saborosa, é essencial que se considere o tipo de carne e os acompanhamentos do hambúrguer.
Vinhos brancos, por exemplo, combinam melhor com carnes brancas, enquanto vinhos tintos combinam melhor com carnes vermelhas.
Melhores combinações de vinhos e hambúrguer
Chardonnay e Sauvignon Blanc Carne branca
Por serem vinhos brancos eles têm boa harmonização com carnes brancas. Por isso, o ideal é que se escolha hambúrguer de frango ou de salmão combinados com queijos tipo muçarela de búfala, camembert ou brie.
No caso do Sauvignon Blanc, é recomendado ainda utilizar ervas aromáticas para tornar cada mordida uma explosão de sabores.
Cabernet Sauvignon – Carnes de sabor intenso
O Cabernet sauvignon combina muito bem com hambúrguer de sabor intenso como cordeiro ou porco.
Por isso, misturar estas carnes em um mix de carne bovina torna a experiência inesquecível. Para complementar utilize queijos expressivos, ou seja, cheddar, gouda e gruyère.
O sabor de queijos suaves some nesta combinação.
Syrah – Carne de picanha
O Syrah é um vinho tinto que possui um sabor marcante e bem intenso. Por isso, o ideal é combiná-lo com um hambúrguer de picanha com molho barbecue. Esta combinação potencializa o sabor do vinho.
Tempranillo – Mix carnes suínas e bovinas
Está com vontade de comer um hambúrguer suíno e bovino com alto teor de gordura? Opte pelo vinho tinto Tempranillo.
Ele contém a acidez necessária para quebrar a gordura de um hambúrguer mais gorduroso, além da combinação vinho mais hambúrguer apresentar um sabor único.
Os especialistas apenas recomendam optar por um queijo mais neutro (muçarela ou prato) para que não haja interferência de sabor.
Malbec – Carne de costela
O vinho Malbec é uma especialidade das vinícolas argentinas e não é para menos. Ele combina muito com outra iguaria argentina: a carne de costela.
O hambúrguer de costela por si só é uma experiência sensorial inesquecível. Mas, combinado com o vinho Malbec, principalmente os envelhecidos, apresenta outro sabor e aroma, tornando-se uma verdadeira experiência gastronômica.
Quer saber mais sobre como utilizar o vinho em suas experiências cotidianas? Acesse nosso blog e conheça mais sobre o mundo do vinho.