Todo mundo que gosta de vinho tem o seu tipo preferido. O tinto e o branco dominaram o mundo dos vinhos durante muito tempo, mas agora, outra opção tem se tornado uma das preferidas do brasileiro. O vinho rosé, está se transformando em um dos queridinhos no nosso país. Então, confira porque o vinho rosé é perfeito para o brasileiro.
O que é o vinho rosé?
Se você não conhece, deixa eu te apresentar. O rosé é um vinho que está entre o branco e o tinto, por isso, suas cores variam muito, desde o rosa salmão, até o rosa cereja.
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para transferir a casca da uva para o vinho, que depende do objetivo de quem o fabrica e que resulta em um tom específico.
Falando nisso, as uvas mais comuns para a fabricação dos vinhos rosé são Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot e outras dependendo do seu país de origem.
Quais são as características deste vinho?
Mas o que faz deste vinho tão especial? Como dito acima, o vinho rosé está no meio termo entre o tinto e o branco, não somente na cor, mas também nas características.
Isso, porque eles contam com a leveza, o frescor e o sabor mais frutado dos brancos, mas também com algumas características dos tintos, como a estrutura. Ou seja, é um vinho bem leve, saboroso e refrescante, o que ajuda a explicar por que ele é tão popular.
Outro motivo pelo qual este vinho se tornou tão popular é pela sua facilidade de harmonização. Isso quer dizer que ele cai bem com diversas comidas, desde as saladas até as pizzas.
Neste ponto, ele pega emprestado uma ótima característica dos vinhos brancos. Ele combina com pratos mais leves, que são mais comuns em um país quente e tropical como o nosso Brasil.
Então, é por isso que o rosé é um vinho ideal para o brasileiro. É uma bebida com tom mais delicado e leve, além de muito refrescante. Ou seja, é ideal para um happy hour, um romântico jantar a dois ou até mesmo um passeio na praia.
Como escolher um bom vinho rosé?
Para escolher um bom vinho rosé, é preciso prestar atenção em alguns pontos. Primeiro, de maneira geral, o rosé é um vinho novo, ou seja, ele é colocado à venda pouco tempo depois de ser engarrafado. Então, fique atento a uma cor mais brilhante ou um aroma mais intenso. Estes são dois bons sinais de qualidade.
Em relação à temperatura, pode haver alguma diferença de acordo com tipo de rótulo, podendo variar entre os 6°C e 12°C. Normalmente, uma ótima dica é deixá-lo na geladeira por uma hora antes de servir.
E é por isso que o vinho rosé é perfeito para o brasileiro. Ele é fresco, leve e combina com diversos pratos deliciosos. Acaba sendo uma bebida perfeita para tomar no verão, mas que pode ser muito bem aproveitada durante todo o ano.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o vinho rosé? Quer continuar aprendendo tudo sobre o mundo dos vinhos de uma forma simples e prática? Então, confira outros posts no nosso blog!