Pesquisar
Close this search box.

Preciso de adega para guardar os meus vinhos?

Para apreciar um bom vinho, não precisa de ocasião especial, mas muitas dúvidas surgem em relação ao armazenamento. É preciso investir em uma adega para guardar os vinhos?

A resposta é não, principalmente para apreciadores de vinho que não possuem muito espaço ou orçamento para tal. Mas o vinho necessita de alguns cuidados para conservar sabor. Confira algumas dicas que auxiliarão o armazenamento correto dessa bebida que pode ser apreciada em todas as ocasiões.

Como posso guardar o vinho adequadamente?

O vinho é uma bebida sensível e pode sofrer alterações em seus sabores e aromas se não for armazenado de maneira apropriada. No entanto, não é obrigatório montar ou comprar uma adega para o consumo doméstico. Alguns cuidados devem ser tomados, mas muitas soluções simples podem garantir a apreciação do vinho em sua plenitude.

Como posso garantir a conservação do vinho?

Para armazenar um vinho fora da adega e garantir sua qualidade é necessário entender o que prejudica sua conservação. Existem alguns fatores que, em conjunto ou isolados, podem afetar os aromas e os sabores de sua bebida.

A temperatura do local em que a garrafa fica armazenada é de suma importância para garantir a fidelidade do sabor. O ideal é que varie de 15º a 18º, mas que se mantenha constante. O que realmente prejudica a bebida é a oscilação de temperatura. Não adianta armazenar em um local fresco se houver variações constantes.

A luz é outro fator que deve ser levado em consideração. O vinho deve ficar em um local escuro, onde não haja incidência de luz solar. Isso ajudará na conservação da bebida e evitará desgastes desnecessários.

Há uma questão em relação à posição em que o vinho deve ser armazenado. É comum recebermos a orientação que o vinho deve ser sempre guardado deitado, na horizontal. No entanto, há indícios que atestam que a posição de guarda tem pouquíssima influência na conservação da bebida. Essa quebra de paradigma ocorre após duas pesquisas estrangeiras revelarem seus resultados.

Onde posso guardar meus vinhos?

Se houver uma dispensa na sua residência pode ser uma boa opção, garanta que ele fique protegido da luz e que haja a mínima variação de temperatura possível. Evite guardar seu vinho perto de fogões, geladeiras e locais que possuam aromas muito fortes. A cozinha costuma ser um local com muita variação de temperatura.

Um armário na sala pode ser um bom lugar para guardar seu vinho e garantir a preservação do sabor. Lembre-se de manter longe de aparelhos que possam aquecer e que seja possível controlar a entrada de luz.

Outra dica é colocar seu vinho na geladeira cerca de 20 minutos antes do consumo. Isso fará com que ele abaixe a temperatura. O tempo de preparação, abrir e servir a taça, será mais que suficiente para o vinho recuperar um pouco da temperatura e estar no ponto ideal para ser bebido

Acompanhe nosso site e siga nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre todo o universo que envolve a apreciação de bons vinhos.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.