Uma ótima ideia para reunir os amigos, familiares ou mesmo um momento a dois, é a noite de queijos e vinhos. Essa é uma alternativa muito interessante para apreciar uma boa bebida com ótimos petiscos. Nesse contexto, pode ser que o anfitrião tenha algumas dúvidas ao escolher tanto o vinho quanto os queijos a serem oferecidos.
Isso acontece, porque o vinho é uma bebida que carece de algumas combinações para que fique mais interessante. Ao contrário do que muitos pensam, não é difícil acertar nessas combinações e promover uma noite muito agradável. Basta ter atenção a alguns detalhes a fim de não errar.
Saiba neste post, como preparar uma noite de queijos e vinhos perfeita sem mistérios!
Os tipos de queijo
O recomendado é servir o mínimo de quatro queijos, o máximo pode ser seis, mas fica a seu critério. Isso, porque o queijo faz parte da dupla protagonista da noite e deve ter opções. Os tipos normalmente são divididos em: azuis, curados, cremosos, duros, frescos, macios e semiduros. Cada um deles é compatível com um ou mais tipos de vinho.
Então, algo a ser considerado, na hora de selecionar os tipos a serem servidos é o vinho que combine com as alternativas disponíveis. Por exemplo, os queijos azuis combinam com vinhos doces. Além disso, as facas também são um item primordial para cada tipo de queijo que seja servido. Capriche na apresentação!
Os tipos de vinho
Como dissemos, os vinhos dependem dos queijos e vice-versa. Os vinhos mais doces combinam com o queijo azul. Já os vinhos brancos, combinam com queijos frescos, queijos moles brancos, e queijos semimoles. Os vinhos mais encorpados harmonizam com queijos mais duros, aqueles com sabores mais fortes. Porém o seu gosto pessoal é o que prevalece. Não existem regras. Essas são apenas algumas dicas para ajudar na escolha, mas leve os vinhos de sua preferência!
Como calcular as quantidades
Para ser tudo perfeito, a composição de petiscos e bebidas precisa de uma base de cálculo para atender a todos de forma confortável. O vinho pode ser medido uma garrafa para cada duas pessoas. Sobre os queijos, é recomendado disponibilizar 250 gramas para cada pessoa, considerando que há outros petiscos na mesa.
Sobre mais petiscos podemos contar com os frios, como presunto, mortadela e salame italiano, que podem fazer também parte da noite. O cálculo deles é mais 150 gramas por pessoa, bem como pães e torradas. Os caldos combinam também e podem ser servidos sem problemas, apenas evite colocar refrigerante na mesa, pois não combina, opte pelos vinhos e água somente.
Agora você já sabe como montar uma bela mesa de queijos e vinhos e afins. A sua noite de queijos e vinhos será perfeita, sem dúvidas. Basta seguir estas dicas que demos sobre os tipos de cada elemento e qual pode ser combinado com ele. O segredo, é planejar bem para poder aproveitar o momento sem se preocupar se está certo ou não.
Por isso, anote tudo, desde os tipos até a quantidade recomendada por pessoa. Procure saber os gostos dos seus amigos, família ou parceiro para que todos sejam atendidos e se sintam à vontade.
Gostou destas dicas? Leia outro artigo do nosso blog!