Os vinhos são muito mais do que uma simples bebida alcoólica, eles são capazes de despertar sentimentos, sensações e até mesmo lembranças.
Dentre as diversas opções existentes no mercado, o Soldera é um vinho que se destaca pela sua singularidade e pelo processo de produção único que envolve técnica, paixão, delicadeza e suavidade.
Conheça tudo sobre o Soldera neste artigo da Intelivino.
O fruto do cultivo orgânico e da paixão pelo processo natural de produção
A produção do Soldera é marcada pelo cultivo orgânico e pela paixão pelo processo natural de produção de vinho. As uvas são colhidas à mão e selecionadas criteriosamente, garantindo a máxima qualidade dos frutos.
A fermentação é realizada de forma natural, sem o uso de leveduras artificiais, e o vinho é envelhecido em barris de madeira por um período mínimo de 5 anos.
Esse processo de envelhecimento é um dos seus grandes segredos. Durante esse tempo, o vinho desenvolve uma complexidade única, com aromas e sabores que evoluem com o passar do tempo, assim como a delicadeza e suavidade que seu idealizador buscava cada safra.
Você pode se interessar também: Como não errar na escolha do vinho do seu jantar
A história de Soldera
Um homem que dedicou sua vida ao vinho, Gianfranco Soldera nasceu em Treviso, na Itália, em 1928.
Ele estudou engenharia agrícola na Universidade de Pádua e trabalhou na indústria alimentícia antes de se tornar um produtor de vinho. Em 1972, ele comprou uma propriedade de 23 hectares em Montalcino, na Toscana, e começou a produzir vinhos.
Soldera era um produtor de vinho único em sua abordagem. Ele não usava produtos químicos em seus vinhedos e não seguia as práticas tradicionais de envelhecimento do vinho em barricas de carvalho.
Em vez disso, ele envelhecia seus vinhos em barricas de carvalho esloveno e deixava o vinho amadurecer em garrafas por mais tempo do que a maioria dos produtores de vinho.
A história do Soldera é marcada por controvérsias. Um ex-funcionário da vinícola sabotou seus tonéis e destruiu o equivalente a mais de seis mil caixas de vinho.
Além disso, em 2006, a vinícola decidiu sair do Consorzio del Brunello di Montalcino, que reúne os produtores de vinho da região de Montalcino, na Itália, devido a divergências na forma como o consórcio estava conduzindo o controle de qualidade da produção.
Isso fez com que o vinho não fosse mais classificado como Brunello, mas como um IGT Toscana. Apenas um vinho com a qualidade e o nome de Soldera seria capaz de se manter no topo mesmo com essa conturbada história.
O falecimento de Gianfranco Soldera em 2019, causou uma enorme comoção na comunidade vitivinícola local, com lamentos profundos pela perda de um dos produtores mais conceituados da região.
Conte com o Intelivino
Para complementar o aprendizado sobre o mundo dos vinhos, existe o Intelivino. Nós buscamos aliar inteligência e vinho, descomplicando o consumo da bebida.
O Intelivino traz informações sobre promoções, indicações de rótulos e diversas dicas sobre o universo do vinho no mundo de uma forma diferente, procurando atrair o público mais jovem e promovendo a indústria do vinho nacional.
Com essa ferramenta, é possível adquirir conhecimento e experiência sobre o universo do vinho, além de se divertir e apreciar bons rótulos. Aproveite e veja mais dicas sobre a cultura dos vinhos no nosso blog. Baixe também nosso app para <a href=’https://play.google.com/store/apps/details?id=com.intelivino.intelivino