Pesquisar
Close this search box.

Vinhos da Serra da Mantiqueira

O Brasil possui belíssimas vinícolas ao longo de seu amplo território e vem inovando na forma de fazer vinhos. Um belo exemplo disso é o que ocorre entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

O enoturismo nesta região está crescendo consideravelmente. E não apenas isso. As vinícolas da região estão inovando na forma de produzir o fermentado de uva.

Entenda, a seguir, como são produzidos e as principais características dos vinhos da Serra da Mantiqueira.

Os vinhos da Serra da Mantiqueira

Os vinhos da Serra da Mantiqueira são denominados de forma justa como subversivos. Sim, o termo cabe aos vinhos da localidade, uma vez que estes se caracterizam por um ciclo produtivo peculiar e contrário à maioria das vinícolas da América do Sul.

Em grande parte das regiões da América do Sul, as videiras costumam hibernar até a primavera para iniciarem seu processo de reprodução da bebida. Logo, a colheita é feita no outono. Enquanto isso, na Serra da Mantiqueira as videiras começam a brotar em fevereiro, florescem no mês de março e formam os cachos em abril. Dessa forma, as plantas amadurecem entre os meses de maio e junho, com a colheita sendo realizada entre julho e agosto, ou seja, no auge do inverno.

Uma vez que o excesso de chuva pode ser prejudicial para a produção do vinho, por causa da possibilidade de o solo encharcar, tal tipo de produção se mostra assertivo.

Essa produção subversiva do vinho, denominada dupla poda, propicia bebidas de sabor único e torna a região um local imprescindível para quem aprecia a bebida. Aliás, a técnica de subversão já era adotada na produção do café.

A temperatura da região contribui bastante para a colheita. Afinal, o inverno é seco, caracterizado por dias quentes e noites frias. Além disso, o calor eleva significativamente o nível de açúcar e de álcool no produto.

Os números referentes ao consumo de vinho vêm crescendo no Brasil. O belo trabalho que os vinicultores do país vêm desenvolvendo só tende a aumentar ainda mais o percentual referente ao consumo desta bebida no país.

O diferencial dos vinhos

O sabor das bebidas produzidas por tal técnica subversiva não decepciona. Apesar dos vinhedos relativamente jovens, os vinhos produzidos na Serra da Mantiqueira têm sabor marcante e único. Sem falar na versatilidade de sabores produzidos pelas vinícolas espalhadas em torno da Serra da Mantiqueira.

A Serra da Mantiqueira possui uma quantidade considerável de vinícolas, que produzem os mais distintos vinhos, capazes de agradar os mais variados paladares. Além disso, é uma região deslumbrante e com muitas opções de turismo, sendo uma excelente opção para quem, além de amar vinho, também ama viajar e conhecer belas paisagens.

Até pouco tempo, o Brasil só era reconhecido pela produção de vinho realizada no Sul do país. A Serra da Mantiqueira tem desmistificado esse monopólio e mostrado que o Sudeste também produz vinhos de alto nível.

Visite o nosso conteúdo

Acesse o nosso site e conheça melhor os produtos e serviços que oferecemos. Se tiver alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe por meio do e-mail.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.