Quando falamos sobre vinhos, precisamos entender um pouquinho sobre as particularidades de cada uva. E mencionando a Garnacha, é impossível não comemorar o Grenache Day, evento no qual essa espécie de uva é celebrada. Você verá que são muitos os motivos para fazer isso.
Seja pela versatilidade do fruto, ou ainda, por conta da quantidade de países que o cultivam. Por isso, continue a leitura e saiba muito mais sobre essa uva, bem como locais onde é cultivada e quais são as comidas que mais harmonizam com o seu vinho.
Grenache Day
A Grenache Day ou Dia da Garnacha é o dia em que comemoramos a uva de origem espanhola.
Desde 2010 a terceira sexta-feira de setembro serve para essa festividade, que normalmente acontece próxima ao dia 20. Esta casta é muito utilizada nas assemblages, considerada a uva mais amigável que existe.
Características da uva Grenache
A uva é muito versátil, apresenta coloração média, pele fina e acidez de nível moderado. Também pode exibir fruta vermelha, sendo que prefere o calor, fator interessante que a diferencia da Pinot Noir. Outra característica muito interessante é que ela tem um amadurecimento precoce.
Ainda sobre a sua versatilidade, o motivo é que podemos produzir vinhos como rosés, tintos leves, blends, vinhos fortificados e tintos encorpados. Seja qual for o tipo do vinho, ele é leve, com frescor, por isso a grenache é mencionada como a uva que transforma o calor em frescor.
O cultivo da Garnacha
Com as temperaturas muito mais altas, o calor e o ar seco sendo mais comuns, temos diversos locais onde a casta se desenvolve bem. Por isso é a segunda mais produzida na França. Além disso, o brotamento é precoce, porém, a maturação é tardia, o que demanda um clima mais quente para se desenvolver.
Países mais comuns
Os países que mais cultivam essa casta são os Estados Unidos, Chile, Marrocos, Espanha, Franças, Itália, Croácia, África do Sul e Austrália. Já no Brasil, a região que mais produz a garnacha é entre Pernambuco e Bahia, o chamado Vale do São Francisco, local único no qual há produção de uva três vezes no ano.
Degustação e comidas que combinam mais
A rabada, famoso prato brasileiro, fica muito bem harmonizada com a grenache, bem como cozido, carne assada e peru de Natal. No paladar são presentes taninos com leve acidez, frutado, fresco, de corpo leve e persistência de média a curta.
Agora você conhece um pouco mais sobre o Grenache Day e informações interessantes sobre essa casta. Não é à toa que possui um dia somente para ela, a mais plantada na Espanha. Sem contar o custo-benefício associado ao seu vinho, que torna fácil a harmonia na hora das refeições por conta da sua versatilidade.
Os amantes de um bom vinho entendem como a garnacha ganhou sua popularidade. Portanto, aproveite as informações e desfrute desse vinho frutado, com aroma de morango, framboesa, anis, canela e couro.
Leia o nosso guia de uvas para saber mais sobre essa e muitas outras castas, além de suas características mais interessantes.