Pesquisar
Close this search box.

Pratos de Carne com Vinho

Você ama apreciar um vinho, mas deixa de fazer, pois acha que os seus pratos no jantar não harmonizam de forma adequada? Hoje, estamos aqui para te mostrar o quanto os pratos menos elaborados, como uma carne assada, por exemplo, podem harmonizar de forma perfeita com um ótimo vinho.

Leia algumas dicas neste texto de tipos de carne e de vinho que você pode escolher.

Veja, abaixo, o seu estilo de vinho desejado e qual tipo de carne você deve preparar a sua refeição. Lembrando que não precisam ser pratos elaborados, basta alguns minutos na cozinha e você já terá uma refeição deliciosa, acompanhada de um vinho perfeito para a carne.

Pinot Noir

Esse vinho tem um sabor intenso, porém suave. Ele tem cor quase como um suco de uva mais claro, porém, quando chega às suas papilas gustativas, é uma explosão de sabor. Se você escolher esse vinho para a noite, opte por uma carne de filé, um pouco mais passada, ou seja, que não esteja muito vermelha por dentro.

Como molho para acompanhar essa carne e esse tipo de vinho, opte por um creme de leite, até mesmo com mostarda. É uma combinação perfeita.

Cabernet Sauvignon

Esse é um vinho que muitas pessoas adoram. A uva utilizada na fabricação deste vinho é conhecida como a Rainha, pois é muito famosa e agrada diferentes paladares.

Na hora de escolher um tipo de carne para assar e harmonizar com esse tipo de uva, opte por carnes com sabores mais acentuados, como:

– Carne de caça;
– Cordeiro;
– Contrafilé.

Uma dica de ouro aqui é você optar por uma carne que tenha osso, pois além dela ser mais macia, o sabor acentuado estará presente, o que ficará perfeito com um vinho Cabernet Sauvignon.

Caso você opte por colocar um molho nesta carne, opte por um molho mais avermelhado e, se for a carne de cordeiro, até uma geleia de amora irá harmonizar de forma espetacular.

Malbec

Esse vinho tem uma harmonização bastante parecida com o anterior. Para harmonizar um Malbec, você deve optar por carnes de paladares acentuados. Carne de cordeiro pode ser a opção perfeita.

Se você gostaria de uma carne de gado, uma opção é assar e depois dar uma leve grelhada. Carne como costelas, que são bem próximas ao osso, também se encaixam perfeitamente em uma noite acompanhada por um bom Malbec.

Merlot

O sabor leve que lembra uma seda é uma das características principais deste vinho. Carnes com algum molho frutado são a opção perfeita. Filé com molho de maracujá, acompanhado com batatas assadas ou um purê de batatas, fica uma delícia.

Lembre-se apenas de não deixar essa carne tão mal passada. O ideal é que ela esteja suculenta, levemente rosada do lado de dentro.

Syrah

Se você aprecia pratos apimentados e mais gordurosos – a gordura da própria carne – esse vinho é o escolhido.

Ele vai bem com molhos de pimenta de todos os tipos, além de temperos mais fortes como curry, por exemplo. Escolha carnes que tenham uma gordura natural, como picanha. Evite carnes magras para acompanhar um vinho Syrah.

Não é necessário pratos elaborados e horas dentro da cozinha para harmonizar uma janta com uma boa carne e um bom vinho. Pratos e carnes do dia a dia podem combinar perfeitamente, desde que você escolha a uva certa para cada tipo de carne.

Quer continuar aprendendo mais sobre o mundo dos vinhos? Nosso blog tem muito conteúdo e dicas sobre este assunto que a gente ama.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.