Para quem está iniciando a experiência com espumantes, algumas dicas e cuidados devem ser seguidos, principalmente no que diz respeito a como abrir e a como servir a bebida.
O espumante é um produto capaz de causar alguns acidentes se não for manuseado e utilizado da maneira correta.
Nesse sentido, saiba como adotar boas práticas na hora de abrir e servir um espumante.
Conheça mais a seguir!
Temperatura ideal
Uma dúvida que costuma surgir logo de cara é como gelar um espumante. Afinal, qual a temperatura ideal do meu espumante?
Se você está em casa, provavelmente vai contar com uma adega ou geladeira. Para colocar o espumante em uma temperatura apropriada, o recomendável é submetê-lo a algo em torno de 6°C.
A questão do gosto deve ser levado em consideração nessa hora, pois alguns preferem um espumante um pouco mais gelado, enquanto há outros que preferem a bebida não tão gelada assim. De qualquer forma, é sempre bom optar por uma temperatura bem mais abaixo do que a do vinho branco.
Para espumantes muito complexos, que ficaram em contato com borras ou que estagiaram bastante tempo, não é muito indicado você deixar eles tão gelados, porque você pode deixar de notar essa complexidade.
Em uma analogia, é como se você tomasse uma cerveja artesanal muito gelada, quase congelando, o que afetaria a sua qualidade.
Como gelar?
O ideal é sempre colocar gelo e água junto com a bebida, de preferência em um isopor ou champanheira.
Dessa forma, você deve colocar primeiramente a garrafa no local e cobri-la com gelo.
O lado bom de utilizar gelo é que ele evita que a garrafa congele. Se você deixar o espumante durante muito tempo no freezer, ele vai congelar e você vai perder a qualidade da sua bebida.
Se você puder deixar o espumante um tempo na geladeira antes de consumi-lo é melhor ainda.
Como abrir um espumante?
Uma vez gelada, na sua temperatura em torno de 6°C, você deve pegar a garrafa de espumante e iniciar o processo para abri-la. Não há a necessidade de sair rasgando toda a garrafa.
Toda garrafa de espumante vai ter uma tirinha para ser puxada, como a encontrada em um pacote de biscoito.
A partir da identificação dessa tira, você deve ir puxando ela e fazendo o movimento de abrir. Com calma, vá puxando essa tira como se fosse um pacote de biscoito para iniciar a abertura da garrafa.
Após essa primeira etapa, é necessário ter muita atenção. O espumante tem muita pressão dentro da garrafa e essa pressão interna merece um cuidado absurdo. Nesse momento, você não pode se precipitar em retirar a gaiola da garrafa. Você não deve retirá-la ainda.
O mais indicado é posicionar o dedão da sua mão de apoio em cima da gaiola e segurar a garrafa com os outros dedos. Com a outra mão, você deve ir desatarraxando a gaiola.
Normalmente, são necessárias seis voltas para abrir a gaiola.
Uma vez aberta a gaiola, ainda não é o momento de retirá-la. O ideal é você alargar ela com o seu dedo polegar em cima, ainda fazendo a pressão para baixo, evitando que aconteça qualquer tipo de acidente.
Se for possível, pegue uma toalha, segure bem a garrafa, a incline e vá girando com a sua mão em cima, segurando firme a gaiola. Vá girando a garrafa devagar, sem fazer muito esforço e barulho e vá tentando fazer com que o ar saia da garrafa.
Como servir?
O espumante foi aberto e temos as taças, agora é a hora de servir.
Uma dica legal na hora de servir o espumante é fazer o chamado fundo de copo. Como o líquido da garrafa está gelado e a taça está na temperatura ambiente, se recomenda colocar um pouco da bebida na taça apenas para que ela vá se ambientando.
Se você colocar um líquido muito gelado em uma taça quente de uma vez, o que vai acontecer é a formação de muita espuma, com chances até de cair espuma para fora da taça.
Uma vez colocado na taça, você vai servindo o espumante devagarzinho.
Técnica Sabrage
Hoje em dia é muito comum e está se tornando cada vez mais frequente o uso da técnica conhecida como Sabrage ou sabragem.
Trata-se de um método de abertura de garrafa por meio de um sabre, que corta a rolha.
É sempre bom alertar que se você não tiver os devidos cuidados na hora de fazer isso, alguns perigos podem estar envolvidos, como a garrafa cair no chão, uma parte da rolha voar e algo ser quebrado, além da possibilidade de que resquícios do vidro caiam dentro da garrafa.