O Dia Mundial do Vinho Rosé é um evento muito especial para quem é um apreciador dessa bebida. A data, que não conta com celebração fixa, acaba sendo um atrativo a mais para quem gosta de comemorações únicas.

Porém, para celebrar e aproveitar o Rosé de forma correta, o ideal é conhecer um pouco mais dessa bebida. Saber mais sobre seu sabor, além de pratos que ajudam em sua harmonização, é o ideal para tirar o melhor proveito desse vinho tão especial.

E para saber tudo isso e um pouco mais sobre o Dia Mundial do Vinho Rosé, não deixe de ler o artigo que preparamos a seguir!

Quando a data é comemorada?

O Dia Mundial do Vinho Rosé pode confundir muita gente, afinal, a data não é fixa, como em outras ocasiões especiais. Todo ano, o dia é diferente, o que torna o evento ainda mais único dentro do universo dos amantes dessa bebida.

Basicamente, a quarta sexta-feira de junho é o dia do Rosé, e por isso, todos os anos, a data é diferente da que já foi registrada. Em 2022, por exemplo, a comemoração pelo surgimento da bebida é dia 24, sendo que em 2021 foi dia 25.

A data especial foi criada em Provence, na França, onde o vinho surgiu, e não conta com um motivo definido para que seja esse período tão excêntrico. No mais, ainda assim, as celebrações são justas, afinal, a bebida merece ser celebrada.

O que são os vinhos rosé?

Os Vinhos Rosé, como o próprio nome sugere, são aqueles de tom rosa, diferente da escuridão dos tintos, e da clareza dos brancos. Como muitos imaginam, ele é o meio termo entre os dois tipos de bebida, e por isso agrada tanta gente.

Ele consegue trazer a leveza dos vinhos brancos, ao mesmo tempo em que também tem o sabor encorpado dos tintos. Isso faz com que até mesmo apreciadores mais tradicionais, acabam se curvando ao sabor único que um Rosé traz para o paladar.

Seu tom rosa é obtido após a exposição à casca da uva, porém, por pouco tempo, para que fique apenas levemente tingido. No entanto, é claro, existem diferentes métodos de produção, não sendo este o único a trazer resultados satisfatórios.

Harmonização de primeira qualidade

O Vinho Rosé é uma excelente bebida para quem gosta de apreciar uma harmonização de primeira qualidade. Como dissemos, ele é um meio termo entre o tinto e o branco, e o lado positivo disso tudo é que ele harmoniza bem com alimentos que vão bem com os dois tipos.

Por essa razão, ele pode cair muito bem com frutos do mar, queijos, saladas, além de alimentos leves, assim como os vinhos brancos. Porém, também são boas pedidas com pizzas e carnes vermelhas, como é o caso do vinho tinto.

Contudo, mesmo que harmonize bem com boa parte dos pratos, ainda assim, ele acaba sendo mais agradável com comidas mais leves. A temperatura ideal para o seu consumo varia de acordo com o seu gosto, porém, entre 6°C e 12°C é o mais recomendado.

No mais, nosso artigo termina aqui, e se você tem interesse em mais conteúdo sobre o universo dos vinhos, não deixe de baixar o app Interlivino no seu smartphone!