Uma uva muito querida no Brasil é a famosa Malbec. É difícil encontrar um consumidor que não se identifique com o sabor que essa uva agrega nos vinhos e, por isso, é uma ótima escolha para diversas ocasiões.

Vamos entender melhor que uva é essa, sua origem e como harmonizá-la com com as situações da sua vida.

Qual a origem da Malbec?

Muita gente pensa que a Malbec é originária da Argentina, mas isso não é verdade. Sua origem é no sudoeste da França, na região de Cahors, onde ainda é conhecida por Côt ou Auxerrois. Por volta de 1800 essa uva foi levada para Bordeaux e então ficou conhecida como Malbec.

Ela, então, passou a fazer parte do Corte bordalês, o conjunto de uvas que entram na composição de vinhos de origem da região de Bordeaux. Outras Uvas que fazem parte desse corte são Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère e Petit Verdot.

Em 17 de abril de 1853 a Malbec foi levada para a Argentina, onde adquiriu a fama que tem hoje e ganhou seu lar (esse se tornou o dia comemorativo dessa uva, inclusive). Atualmente, 75% da produção mundial de Malbec é na Argentina.

A Malbec cresceu muito na região, mas não ficou restrita ao país. Existe produção de Malbec no Chile, Argentina e até no Brasil, claro que em menos quantidades.

O Malbec Argentino é igual ao francês?

O vinho Malbec produzido na Argentina é completamente diferente do vinho produzido na sua região de origem, francesa. Isso se dá, ainda, pelas diferenças de clima e cultivo que as regiões possuem.

O Malbec argentino é muito mais frutado, macio, com maiores chances do grande público se identificar com o sabor. Já o Malbec de Bordeaux é um vinho mais rústico.

Malbec costuma ser um vinho varietal

Essa é uma uva chamada de varietal. Ou seja, a maioria dos vinhos que utilizam essa uva não fazem um blend com outras variedades. Um vinho de Malbec geralmente só contém essa uva e nenhuma outra. Aqui no Brasil, um vinho precisa ter no mínimo 75% de uma uva para ser considerado varietal.

Na Argentina, entretanto, existem alguns vinhos que utilizam a Malbec com outras uvas. Principalmente com a Cabernet Sauvignon e Merlot.

Pouca gente sabe, mas a uva Malbec não é utilizada apenas para vinhos tintos. Talvez esse desconhecimento seja pela fama que o vinho Malbec clássico ganhou, mas essa uva também é utilizada na fabricação de vinhos rosés e até brancos.

Harmonização com Malbec

Boas opções para harmonizar com Malbec são carnes e churrascos, sendo um vinho muito ligado a essa cultura gastronômica da Argentina. Uma ótima pedida, mais brasileira, é um feijão tropeiro com todos os seus complementos.

O Malbec combina muito bem com o dia a dia, justamente por ser um vinho ótimo para quem está iniciando nesse mundo, com taninos menos acentuados. Também é uma ótima escolha para encontro com amigos e festas.

Baixe o app

Se quiser saber mais sobre os vinhos, suas uvas, harmonizações e cultura em geral, baixe o app gratuito do Intelvino e acesse nosso site clicando aqui. O mundo dos vinhos é incrível e com uma vasta quantidade de informações que agregam a sua experiência.