Pesquisar
Close this search box.

Decantador: usar ou não usar?

O decantador é um dos acessórios mais comuns por quem é apaixonado por vinho. Contudo, muitas pessoas que estão começando a apreciar mais esta bebida, ainda não o usam. Em certos casos, pode ser porque não o conhece tão bem e não percebe seus benefícios.

Contudo, existe um ótimo motivo pelo qual ele é tão recomendado pelos maiores entendedores dessa bebida no mundo. Quer entender também? Então continue lendo o post! Vamos apresentar o que é o decantador e qual é sua função, qual é seu impacto nos vinhos e como usá-lo.

O que é o decantador?

O decantador é um utensílio, geralmente de vidro, com uma base maior e em forma de elipse e com um pescoço bem fino e longo. Por meio dele, é despejado o conteúdo da garrafa, de modo à insentificar os aromas da bebida. Como veremos em seguir, ele tem um efeito diferente nos vinhos, especialmente dependendo de sua idade.

Como o decantador afeta os vinhos mais velhos e mais novos?

Agora que você já sabe o que é esse utensílio, vamos discutir em mais detalhes como ele afeta os vinhos. Para os vinhos mais velhos, é uma forma de separar o sedimento. Afinal, é natural que ele acumule enquanto os vinhos envelhecem. Então, o objetivo é separar o sedimento do vinho propriamente dito.

Com isso, existem duas consequências. Primeiro, desperta seus diversos aromas. Além disso, o gosto também é mais realçado. Para isso, é preciso colocar o vinho bem devagar, de modo que o sedimento fique na garrafa.

Já nos vinhos mais novos, o objetivo é arejá-los. Quando mais novos, eles podem ser fechados. Portanto, colocá-los também bem devagar e deixá-los arejar um tempo é uma forma de realçar o seu sabor, conforme ele entra em contato com o oxigênio.

Por fim, existe um último grande benefício de usar o decantador. É possível que a rolha do vinho quebre, o que significa que pode resultar em pedaços caindo na bebida. Neste caso, é feita a separação enquanto você o coloca.

De uma forma ou de outra, praticamente qualquer vinho tem benefícios ao passar por um decantador. A única exceção são os borbulhantes, como o champagne. Como a principal característica é o borbulhar, o atrito e a espera podem prejudicá-lo.

Como usar o decantador?

Então, entendeu por que vale a pena usar o decantador? Agora, vamos ver um passo a passo de como usá-lo.

  1. 1 – Se você guarda as garrafas horizontalmente, é uma boa ideia deixá-las em pé por um dia antes de abrir o vinho. Dessa forma, o sedimento vai para o fundo da garrafa, facilitando o processo;
  2. 2 – No momento de colocar no decantador, procure manter a base da garrafa a um ângulo de 45°. Isso impede que você coloque vinho demais, o que pode jogar sedimento;
  3. 3 – Não tenha pressa e faça a transferência devagar. Fique atento a qualquer sedimento. Se perceber algum se aproximando, volte à garrafa a posição vertical e faça novamente;
  4. 4 – Ao acabar de servir, deixe um pouco de menos de um dedo no fundo da garrafa com o sedimento;
  5. 5 – Muitas pessoas têm dúvida quanto ao tempo. Na verdade, não existe muito risco em exagerar no processo. O ideal é não deixá-lo respirando por mais de 4 horas e fechar o vinho novamente na garrafa em até 18 horas.

Gostou do post? Agora que você já sabe como usar o decantador, confira o site da Intelivino para saber tudo sobre vinhos!

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.