Seja o rosé, branco ou tinto, os vinhos continuam sendo uma das bebidas mais saboreadas pelos consumidores do mundo inteiro. Contudo, muita gente ainda não entende alguns termos relevantes para o mundo dos vinhos, especialmente aqueles que são mais ligados nas plantações.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e conheça alguns termos importantes no mundo dos vinhos.

Vinícola: o que é?

Caso você não saiba, o termo “vinícola” refere-se ao lugar onde os vinhos são produzidos. Dessa forma, podemos entender que a vinícola designa tanto o negócio produtor de vinhos, quanto até mesmo o lugar da propriedade ele é geralmente feito.

Entretanto, vale ressaltar que a vinícola não quer dizer que seja direcionada necessariamente à produção de vinhos. Em diversos casos, ela pode comprar as frutas (uvas) através de outros produtores.

O que significa videira?

A videira nada mais é do que um arbusto, que possui um caule sarmentoso e possui o hábito de crescer em forma de trepador. Essas plantas possuem raízes, caule, frutos, folhas e sementes, sendo que grande parte do seu sistema radicular encontra-se a cerca de 60 cm de profundidade do solo.

Como se sabe, a videira advinda de sementes acaba originando um tipo de raiz principal, que tende a se ramificar em raízes de forma secundária, terciária, entre outros, até que se seja possível formar raízes adventícias.

O que é vinhedo?

É bastante comum as pessoas confundirem o vinhedo com a vinícola. Enquanto o vinhedo refere-se à denominação que é dada à plantação de videiras, a vinícola, como vimos anteriormente, está relacionada à questão da elaboração do vinho. Assim, podemos dizer que uma vinícola pode ter um vinhedo, ou nenhum.

E o terroir?

De acordo com a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), que está localizada na França, conceituou com o termo “terroir” como um espaço onde está desenvolvendo-se um tipo de conhecimento coletivo. Esse conhecimento refere-se às interações entre o ambiente biológico e físico, bem como as práticas enológicas aplicadas.

Com isso, é possível proporcionar características diferentes aos tipos de produtos que são advindos desse tipo de espaço.

Vitis Vinifera: você conhece esse termo?

A videira, que pertence ao gênero Vitis, oferece mais de quarenta espécies. Entre elas, encontram-se a Vitis Vinifera. Entre elas, também existem outras espécies, como Vitis Labrusca, Viti Bourquina, entre outros relacionados.

Essas espécies são chamadas de uvas de mesa — popularmente conhecidas como uvas americanas — e acabam sendo as mais adequadas para o consumo direto, visto que são perfeitas para a produção de sucos, vinhos, uvas passas, entre outros.

Sistemas de condução

Trata-se de uma planta que apresenta uma diversidade de arquitetura em seu dossel vegetativo, bem como de suas partes perenes. De forma prática, a distribuição desse dossel, bem como de seu tronco, dos braços e também do sistema de sustentação, vão compor o sistema de condução da videira.

Gostou das dicas? Agora que você já entende alguns termos importantes sobre o mundo dos vinhos, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.