O consumo de vinho é visto por muitos como uma forma de expelir sabedoria. Isso se deve ao estereótipo de que a bebida alcança somente um público mais velho.
No Brasil, a região Sul é a mais conhecida quando falamos sobre produção de vinho. Sua proximidade com terras argentinas e uruguaias, e a alta imigração italiana, fez com que as raízes culturais impulsionassem o negócio no país.
Entretanto, uma região pouco conhecida de São Paulo, um dos quatro estados que compõem o Sudeste brasileiro, vem inovando o significado de vinícola.
O que Espírito Santo do Pinhal tem a oferecer ao universo de vinhos?
A região do Espírito Santo do Pinhal é localizada na Serra da Mantiqueira. As suas terras altas possibilitaram a produção de café durante os tempos coloniais. No entanto, a atividade dedicada ao vinho ganhou destaque nas últimas décadas.
De origem camponesa, mas com força de empreender, a família Guaspari chegou em Espírito Santo do Pinhal em 2001.
As condições do clima na Serra da Mantiqueira possibilitaram investir na produção de vinhos. A paisagem que remete a Toscana permitiu que a família de origem italiana pudesse criar a Vinícola Guaspari.
Em 2006, a família plantou suas primeiras videiras, planta que dá origem à uva e, em 2008, pôde colher os frutos para a primeira produção de vinho, totalmente artesanal.
As 30 garrafas da primeira leva de vinhos da Guaspari impulsionaram a vinícola a buscar excelência no mercado, sendo hoje, reconhecida por especialistas nacionais e internacionais.
A vinícola Guaspari é a única em Espírito Santo do Pinhal. Esta exclusividade fez com que a experiência se tornasse única, abrindo um novo caminho para o vinho nacional.
Atendendo aos padrões técnicos e normas de controle dos processos de produção, a Guaspari conta hoje, com 50 hectares de vinhedos próprios, que fazem parte de 100% da produção.
O respeito ao terroir, terreno geralmente de origem granítica que é o mais indicado para o plantio de uvas, faz com que o ritmo da natureza durante esta evolução e o processo de maturação possam dar ao cliente toda a qualidade de um vinho natural.
Principais vinhos Guaspari.
Desde a primeira leva, em 2008, a Guaspari conseguiu produzir diferentes vinhos. Hoje, a empresa consegue oferecer ao cliente as melhores opções de tintos, brancos e rosé.
Para os amantes do bom e tradicional vinho tinto, o Guaspari Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc Vista da Mata tem um aroma profundo e uma cor forte e marcante.
Uma das estrelas da vinícola são os tintos produzidos a partir da uva Syrah que se adaptou muito bem ao terroir da Serra da Mantiqueira. O Guaspari Syrah Vista da Serra e o Vista do Chá vem recebendo prêmios internacionais ano após ano, o que confirma a qualidade destes vinhos.
Para quem é adepto ao vinho branco, o Guaspari Chardonnay Vista do Lago conta com um aroma leve que remete a baunilha e laranja, compondo sua coloração dourada. Este é um vinho elegante e fresco, proporcionando um gosto prolongado e agradável.
Outro branco que vem ganhando destaque é o Viognier Vista do Bosque, um vinho frutado e aromático que apresenta aromas complexos e intensos que salientam damasco, nozes e um marcante toque floral. É um vinho equilibrado, com textura de boca envolvente e final longo.
Já para os que gostam de um vinho fresco e leve, a opção fica por conta do Guaspari Rosé. O vinho traz um conjunto harmônico para a degustação do sabor das uvas Syrah.
Guaspari Rosé combina com pizzas e aperitivos fritos como batatas fritas com mostarda dijon.
Acompanhe para saber mais.
Confira nosso blog e fique por dentro das nossas dicas para combinações de vinhos e qual é o mais ideal para cada ocasião.