Pesquisar
Close this search box.

Feijoada e vinho combinam?

Mesmo os apreciadores de vinho, que sabem que basta fazer a escolha certa para harmonizar a bebida com qualquer prato, costumam achar que com a feijoada não tem jeito, só dá para combinar com caipirinha ou aquela cerveja gelada.

É verdade que essas são as bebidas mais consumidas junto com esse prato típico e que quase ninguém pensa em combinar feijoada e vinho, mas o fato é que dá sim, para harmonizar os dois e é sobre isso que vamos falar nesse texto.

De onde vem a ideia de que eles não combinam

A falsa ideia de que vinho e feijoada não têm nada a ver vem da própria história do prato. Para começar, a feijoada surgiu em uma época em que não havia muito costume de consumir vinho no Brasil. Além disso, quem criou o prato foram os escravos, que não tinham nenhum acesso a esse tipo de bebida e, no máximo, conseguiam cachaça.

Apesar de a feijoada ter se tornado um dos símbolos da cultura brasileira e hoje, ser referência na culinária global, a ideia de harmonizar feijoada com cachaça acabou sendo preservada, embora, em termos de harmonização, essa nem seja a melhor escolha.

Se a gente parar para pensar, o cassoulet, prato típico francês, é como se fosse uma feijoada, já que combina feijão branco e carnes defumadas. Por lá, a tradição sempre foi harmonizar o cassoulet com vinho, porque na França, essa bebida sempre foi mais popular que no Brasil.

Como é feita uma harmonização

Uma boa harmonização depende de muitos fatores, mas de forma geral, ela é feita por contraste ou por semelhança. Quando falamos de vinho, ele precisa estar no mesmo nível do prato. Um prato mais forte pede um vinho mais forte e um mais suave, pede uma bebida também com essa característica.

Como combinar feijoada e vinho?

Cada um dá o seu toque, mas uma feijoada é, basicamente, uma mistura de feijão preto, que é forte, com carnes de porco, que também são fortes. Essa combinação exige vinhos mais encorpado, à altura de toda essa força. Por esse motivo, os vinhos tintos são os que mais combinam com feijoada. Vinhos mais delicados, como os Merlot, não costumam harmonizar tão bem assim.

Outro ponto a se levar em conta, além da força nos taninos, é a gordura. E, nesse caso, é melhor harmonizar por contraste. Assim, o vinho escolhido precisa ter acidez e frescor para “quebrar” toda a gordura da feijoada.
Os vinhos tipo Cabernet Sauvignon podem ser uma boa opção, porém os mais ideais mesmo são os franceses, feitos com uva Tannat, que tem bastante força e acidez. Os vinhos à base da uva Syrah também costumam ser bem vistos pelos apreciadores para combinar com a feijoada.

Outra dica para a hora da harmonização, é tomar cuidado com a acidez da laranja e a pimenta, que pode não combinar com um vinho ácido. Mas, para isso, servi-las a parte já resolve o problema.

Gostou deste conteúdo? Leia outros textos sobre harmonização no nosso blog. Dá para combinar vinho com quase tudo.

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.