A pizza é um dos pratos preferidos do brasileiro que não perde a oportunidade de degustar tantos sabores. Como também somos grandes apreciadores de vinhos, nada mais comum do que pedir uma taça para acompanhar, não é? Continue lendo para saber como fazer as melhores combinações!
O desafio da combinação de vinhos com pizzas é a complexidade do prato. Massa, queijo e coberturas se misturam, trazendo uma explosão de sabores. Por isso, é preciso avaliar o sabor predominante que pode ser mais apimentado, mais gorduroso ou mais terroso.
Sabores apimentados
Equilibrar sabores apimentados é uma tarefa muito delicada. Harmonizar mal, nesses casos, é causar grande desconforto durante uma refeição ou encontro que deveriam ser prazerosos.
A pizza de calabresa, uma das mais queridas pelo brasileiro, costuma ser bastante picante e gordurosa. Nesse caso a acidez de uma taça de Cabernet Sauvignon combinará muito bem, aliviando o paladar em relação ao teor de gordura e, ao mesmo tempo, evidenciando os sabores.
O mesmo se aplica à pizza de pepperoni. Seu sabor forte e marcante será muito bem equilibrado com a quantidade de taninos oriundos das cascas grossas das uvas Cabernet Sauvignon.
O mar e o vinho
Apesar de ser comum a ideia da harmonização de peixes e frutos do mar com vinhos brancos, a pizza de atum exige um equilíbrio mais elaborado. Por ser um peixe de sabor forte, o atum pode ser muito pesado para um vinho branco leve. Aposte em um Chardonnay com estágio em madeira por ser um vinho mais encorpado.
Outra pizza com o pé no oceano e muito consumida é a pizza de aliche. O aliche também é um peixe de sabor forte, porém é mais salgado. Portanto é recomendado que a harmonização seja feita com um espumante Brut ou um vinho branco Alvarinho. Há paladares que também apreciam a combinação com um bom tinto leve.
Combinações difíceis, mas possíveis e deliciosas
É preciso lembrar que a pizza é um prato com infinitas variações, tornando a harmonização com vinhos bem complexa. Observe alguns exemplos:
- Pizza portuguesa: essa é uma das pizzas mais complicadas de harmonizar por conter tantos ingredientes misturados, incluindo um dos mais difíceis de combinar com vinho que é o ovo. Recomenda-se um vinho da uva Merlot, com taninos macios, ou um Jerez por ser mais licoroso e também combinar com o presunto.
- Pizza com cogumelos: seja com Shimeji, Shitaki ou com o Champignon tradicional em pizzas, o aroma terroso é sempre indicado na hora de escolher o vinho para uma harmonização agradável. O Pinot Noir apresenta essa característica, além do paladar macio e amadeirado.
- Pizzas doces: com sabores notoriamente desafiadores, como a banana, a canela e o chocolate, as pizzas doces exigem vinhos de acidez equilibrada e adocicados também. Aromas frutados trazem um contraste incrível quando unidos ao cacau. Aposte em um Vinho do Porto, para o chocolate, ou em um espumante Moscatel, para a banana e a canela.
Gostou das dicas? Conheça também as melhores combinações de vinhos com pratos de carne no nosso blog!