No momento de fazer uma refeição acompanhada de um bom vinho, sempre surge a dúvida: mas qual tipo de bebida harmoniza melhor com este prato? Como fazer para que a experiência seja a melhor possível?
Pensando nisso, vamos falar sobre um tipo de comida muito consumida no Brasil: os peixes. A seguir, daremos dicas sobre quais são os tipos de vinho que combinam melhor para que a refeição seja completa e mais gostosa.
Atenção ao tipo de peixe
Um primeiro detalhe que é importante e fará a diferença no momento de realizar a escolha certa é ter atenção em relação não apenas ao vinho, mas também ao peixe. Embora, no geral, o mais comum seja harmonizar com vinho branco, isso também depende do tipo de alimento.
Por exemplo, o bacalhau pode ser harmonizado com um tinto, desde que leve e bastante fresco. De qualquer forma, é um exemplo de que pensar apenas no vinho branco para acompanhar um peixe pode fazer com que se desperdicem oportunidades.
O mais importante é que cada tipo de peixe pede uma bebida específica. Os alimentos com sabores mais leves e suaves, como o robalo ou a tilápia, geralmente vão se harmonizar melhor com o vinho branco mais fresco, de modo que a combinação não gere grande contraste. O objetivo é uma harmonia por semelhança.
Peixes mais carnudos pedem vinhos específicos
Seguindo a lógica de harmonização por semelhança, conforme o peixe se torna mais carnudo, com gosto mais forte e marcante, o vinho também precisa acompanhar este ritmo. Neste sentido, surgem as opções de utilização de bebidas feitas com a uva Chardonnay, que costumam equilibrar bem refeições com alimentos mais marcantes.
Tratando-se de peixes mais saborosos, como a sardinha, por exemplo, vão se unir de forma mais completa e deliciosa com um bom vinho espumante, como um Lambrusco, que possui gosto mais doce, ou até um Riesling, que varia sua produção entre opções mais doces e delicadas, ou secas e com maior intensidade.
Neste sentido, importa mais o gosto dos participantes da refeição. O importante é que o espumante deve ser considerado para se harmonizar com este tipo de peixe.
E ainda há um detalhe a ser considerado, que é sobre a forma como o peixe será servido. Afinal, são vários os tipos de preparo:
– Frito;
– Cru;
– Assado.
Embora pareça indiferente, a verdade é que a harmonia com o vinho será influenciada por este aspecto. O salmão, que pode ser servido cru, por exemplo, se encaixa com um espumante. Mas no caso de outra forma de preparo, se une melhor a um vinho branco de gosto mais marcante.
Estes são alguns dos tipos de peixe e de vinho que se harmonizam melhor no momento de uma refeição. Para que a experiência seja positiva e a satisfação dos participantes completa, é fundamental que os detalhes citados por aqui sejam lembrados com carinho.
Gostou deste conteúdo e quer saber ainda mais sobre o mundo dos vinhos? Siga em nosso site e acesse outros textos do blog. Certamente, temos dicas e análises preciosas para quem gosta de falar e aprender mais sobre essa incrível bebida.