Como sabemos, existe uma infinidade de opções de saladas possíveis. Ainda mais em países tropicais, em que as saladas representam uma parte leve e refrescante da refeição. Mas para aqueles que também apreciam um bom vinho, existe a dúvida: vinho e salada combinam?
Já adianto que sim. É possível combinar diferentes tipos de vinhos e saladas, mas é preciso se atentar, pois alguns sabores combinam melhores do que outros. Continue lendo e entenda melhor.
Como combinar saladas que vão vinagre, com vinho?
Um dos primeiros pontos que despertam a dúvida se realmente é possível combinar vinho e salada se deve ao fato de que muitas pessoas, em especial no Brasil, tem o costume de temperar suas saladas com vinagre, azeite e sal.
É justamente a acidez do vinagre que pode conflitar com o sabor dos vinhos, fazendo com que eles pareçam mais amargos ao paladar. A presença de folhas amargas como rúcula, por exemplo, pode provocar o mesmo efeito.
Assim, em situações como estas, é melhor optar por vinhos brancos e mais ácidos, como aqueles produzidos pelas uvas Sauvignon Blanc, que apresentam uma acidez natural. Esses vinhos também harmonizam com saladas que têm frutos do mar e saladas da culinária oriental.
Nesse sentido, vinhos brancos, como o Chardonnay, também podem ser uma boa escolha que, além disso, formam uma boa combinação com saladas que levam nozes ou amêndoas.
Vinho tinto ou espumante?
Resolvido o problema com o vinagre, existem outras questões que também influenciam na combinação entre vinhos e determinados tipos de saladas, como os sabores que se destacam em cada um dos tipos.
Então, em grande parte dos casos, quando as saladas possuem maior leveza e frescor, um espumante de qualidade, como um Lambrusco, cai muito bem, justamente por ser uma bebida leve e delicada.
Por outro lado, os vinhos tintos dificultam um pouco as combinações. Portanto, nesse caso, escolha aqueles sem tanino, que é a aquela substância que parece ressecar a boca, de preferência, um Pinot Noir, mais fresco e frutado. E, para eles, opte por saladas com:
– Frutas vermelhas;
– Cogumelos;
– Legumes grelhados.
Vinho rosé e salada adocicada, combinam?
Já saladas que apresentam elementos de sabor mais adocicado, como maçãs e peras, pedem um vinho rosé, que é pouco conhecido no Brasil, mas que vem conquistando cada vez mais pessoas.
Esses vinhos trazem a estrutura do tinto, mas com a acidez e a leveza do vinho branco. Os mais famosos são aqueles produzidos com as uvas Riesling, Sauvignon, Merlot e Pinot Noir.
Eles também combinam com saladas que levam queijos azuis como gorgonzola e saladas que vão carne ou aves desfiadas.
Desse modo, note que é preciso buscar o equilíbrio entre as intensidades dos sabores, para que o vinho não apague o gosto da proteína principal da salada.
Então, é hora de testar estas dicas e descobrir quais as combinações entre vinho e salada que mais te agradam.
Quer saber mais dicas sobre combinações de pratos e vinhos? Leia outros artigos em nosso blog e descubra muito mais!