Pesquisar
Close this search box.

Steve Jobs do Vinho – Paul Hobbs

Foto de Ugi K. en Unsplash

Grande personalidade do vinho americano, o famoso Paul Hobbs já foi considerado pela revista Forbes como o Steve Jobs do vinho.
Nascido em uma família de Nova York que produzia maçã, ele cresceu realizando as tarefas do dia a dia, como alguém oriundo de um ambiente de fazenda.
Futuramente, a experiência adquirida no campo ajudaria Paul Hobbs a se tornar uma referência no mundo dos vinhos.
Conheça um pouco mais sobre a sua história:

Aptidão para a enologia

Quando foi cursar a faculdade, Paul Hobbs decidiu fugir um pouco da realidade da sua família e escolheu ir para a área de medicina.
Ele passou na faculdade de medicina, mas abandonou o curso logo no início para seguir outro caminho.
Em conversas com professores, Hobbs viu que tinha aptidão para questões relacionadas à biologia, cultivo e agricultura, sendo recomendado a estudar enologia.

Robert Mondavi

Depois de se formar em enologia, Paul Hobbs foi bater na porta da figura mais expressiva do vinho americano na época: Robert Mondavi. Foi quando Hobbs começou a trabalhar elaborando vinhos junto com Mondavi, sendo uma espécie de seu discípulo.
Nesse período, Paul Hobbs foi chamado para integrar a primeira equipe responsável por elaborar o icônico vinho americano Opus One, que já foi considerado o melhor vinho do país.
Por algumas divergências quanto à forma de cultivo e à forma de elaborar o vinho, pois Paul Hobbs tinha convicções próprias a respeito de como o vinho deveria ser feito, ele acabou não se entendendo muito bem com a equipe do Opus One e optou por não seguir adiante no projeto.

Consultorias

Após a experiência com a Opus One, Paul Hobbs começou a prestar consultorias em alguns locais. Ele foi, por exemplo, um dos responsáveis pela chamada revolução do Malbec na Argentina, período marcado pelo boom do icônico vinho.
Ao prestar consultoria para algumas vinícolas do país sul-americano, ele identificou todo o potencial do Malbec, se encantando pela uva e integrando o grupo inicial que ajudou a projetar o Malbec argentino até a fama mundial.
Atualmente, Paul Hobbs ainda presta consultoria em diversos locais do mundo, para vinícolas conhecidas, além de manter projetos e vinhedos próprios.
É possível encontrar vinhedos de Paul Hobbs na Espanha, na região da Galícia, na França, na Armênia, além, naturalmente, dos Estados Unidos, onde ele está presente na região da Califórnia e em Nova York.

Rótulo Paul Hobbs

O vinho que leva o seu nome é produzido no Napa Valley, região que fica ao lado de São Francisco, mais ao norte da Califórnia.
Região que divide com Sonoma o protagonismo da produção de vinho nos Estados Unidos, Napa Valley é uma área vinícola lindíssima, sendo a principal do país.
Trata-se de uma das regiões mais bem preparadas do mundo para receber turistas, com uma estrutura de enoturismo fantástica.
Em relação aos vinhos produzidos na região, a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay são as principais castas, uma tinta e outra branca. Muitos dizem que o melhor Cabernet Sauvignon do mundo é encontrado no Napa.
O rótulo Paul Hobbs é um desses exemplares de Cabernet Sauvignon.
Paul Hobbs colocou o seu próprio nome no rótulo como uma forma de homenagem a todo o seu trabalho feito pela enocultura.
O vinho é uma produção autoral, extremamente elegante e ideal para acompanhar uma boa carne. O Paul Hobbs Cabernet Sauvignon é um vinho que não agride muito, caindo muito bem com um churrasco bem gorduroso.

Assista o vídeo sobre Paul Hobbs

Play Video

Outras dicas que você pode achar interessantes

Deixe seu comentário

Curta e compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest

Expanda suas Vendas com o Intelivino business

Aproveite o suporte gratuito de consultores especializados para otimizar o uso das ferramentas do Intelivino. Vamos brindar a união da tecnologia e praticidade para o seu negócio de vinhos. Chame no WhatsApp.