A Cabernet Franc é uma casta marcante na região do Loire, onde também é conhecida por Breton e muito presente nos cortes bordaleses (junto com a Cabernet Sauvignon e Merlot). Algo que é bom lembrar sobre essa importante casta é o seu parentesco com a Cabernet Sauvignon, afinal, seu cruzamento com a Sauvignon Blanc deu origem a uma das castas tintas mais conhecidas no mundo todo. 

Experiências

Conheça Mais

Apesar da identificação com a França, um recente estudo de pesquisa genética apontou que o local de origem desta casta é espanhol, no país Basco. A Cabernet Franc possui bagos pequenos, de coloração escura, fornecendo muito perfume e estrutura aos vinhos que origina. Adapta-se muito bem em solos argilo-calcários e também possui uma boa performance em solos arenosos, com pouca água. A França é a maior produtora desta casta, que é interessante ser degustada em regiões distintas, já que origina vinhos varietais bem únicos. 

Aromas mais Comuns
  • Morango
  • Pimentão
  • Ameixa
  • Pimenta
  • Framboesa

Combina Com

Principais Cortes

O principal corte da Cabernet Franc é feito em Bordeaux, caracterizando os vinhos locais, onde ela aparece junto com a Merlot e a Cabernet Sauvignon

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Cabernet Franc no Mundo Placeholder
Cabernet Franc no Mundo

Cabernet Franc no Brasil

Nas décadas de 1970 e 1980, era a casta mais plantada no Rio Grande do Sul. Pelo fato de amadurecer mais cedo, ganha destaque na Serra Gaúcha, por conta das difíceis condições climáticas. 

Cabernet Franc no Brasil Placeholder
Cabernet Franc no Brasil

Vídeo Relacionado